Núcleo de acolhimento ao funcionalismo municipal tem contribuído com a melhora da qualidade de vida a partir dos atendimentos proporcionados

A preocupação com a qualidade de vida dos servidores é uma das prioridades da administração municipal de Suzano. A busca constante pelo bem-estar daqueles que prestam serviços públicos na cidade é entendida como uma condição fundamental para o sucesso do trabalho que vem sendo implementado no município. Os atendimentos promovidos pelo Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS) dão ideia de como a relação da gestão com o funcionalismo tem ido muito além das tarefas que são desenvolvidas no dia a dia.

A iniciativa de proporcionar um atendimento dedicado aos servidores, com um espaço próprio, profissionais exclusivos e acompanhamento de especialistas, é inédita no município de Suzano. A concepção deste projeto começou no primeiro ano da atual gestão, quando foram realizados diversos encontros com representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Segurança Cidadã, entre outras pastas, para definir de que maneira poderia ser ofertado um suporte específico ao funcionalismo.

Em 2019 foi implantado o NAS, com a proposta de promover atendimentos individualizados. Somente no primeiro ano houve 2.042 atendimentos realizados pelo setor, que permitiram à coordenação do projeto entender de que maneira outras iniciativas poderiam complementar o trabalho. A partir desse momento, outras ações foram sendo adicionadas ao serviço, que passou a abordar as temáticas mais recorrentes durante os encontros.

Assim, o NAS já estava estruturado no advento da pandemia, que permitiu à administração ajudar os funcionários a lidarem com os desafios impostos pelo impacto da Covid-19. Nesse período, o atendimento foi adequado e passou a atender de forma on-line, não deixando de acolher os servidores que buscavam esse tipo de suporte. Com três anos de atuação, no início de 2022, o setor já havia registrado 6.722 atendimentos. Em 2023, o setor ultrapassou a marca dos 10 mil acolhimentos (10.102), consolidando as diferentes atividades que até o momento estão sendo oferecidas aos servidores.

Dentre os projetos à disposição do funcionalismo estão “Amigo, Estou Aqui” (que prepara os servidores municipais para a aposentadoria); “Trocando Ideias” (de acolhimento dos trabalhadores dos cemitérios municipais, para ouvir seus anseios e suas necessidades); “Aconchego” (que oferece um espaço de cuidado, orientação e de acolhimento a servidoras gestantes, adotantes e/ou em licença maternidade); “Construindo Sonhos” (de orientação aos temas relacionados à carreira e ao desenvolvimento pessoal); e “A-Manhã-Ser” (momento de cuidado e relaxamento, com a prática de Lian Gong, Chi Kung e auriculoterapia).

Uma das servidoras que já contaram com o suporte do NAS é a ajudante geral Simone Gomes da Silva. Ela revela que a experiência proporcionada por esse atendimento foi muito marcante em sua trajetória profissional. “Para mim fez toda a diferença, pois tive o acolhimento e a orientação que eu precisava, para melhorar minha vida pessoal e a rotina de trabalho. O acompanhamento proporcionado pela equipe fez eu enxergar coisas em mim mesma das quais nunca tinha me dado conta. Foi um grande apoio”, declarou a servidora.

Segundo a coordenadora do NAS, Renata Pires, o trabalho realizado tem sido gratificante, tanto pela adesão à iniciativa quanto pela melhoria na qualidade de vida de quem busca o serviço. “Com o passar dos anos, tem sido possível desenvolver projetos que melhor atendam as demandas apresentadas pelos servidores, sejam elas pessoais ou associadas às relações interpessoais no trabalho. Com uma equipe em constante formação e diálogo, oferecemos o acolhimento psicossocial que se faz necessário”, disse a coordenadora.

Para a secretária municipal de Administração, Cíntia Renata Lira, o NAS presta um relevante serviço não apenas aos funcionários, mas à comunidade como um todo. “Estimular a boa saúde mental de homens e mulheres que trabalham a serviço do cidadão suzanense não é apenas uma ação de vanguarda e valorização, mas também garante a prestação de um atendimento cada vez melhor para a população. Implementamos um trabalho de grande relevância para a cidade e colaboramos com o desenvolvimento do município por meio da valorização dos nossos servidores”, afirmou a secretária.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o NAS se tornou um órgão essencial na rotina da administração municipal. “Implementamos o serviço levando em consideração a importância da saúde mental e do apoio da prefeitura no dia a dia dos profissionais. Agradeço ao empenho de toda a equipe e parabenizo a secretária Cíntia Lira e os profissionais do setor, em nome da coordenadora Renata Pires, pelo serviço prestado. Estamos promovendo uma gestão humanizada em nossa cidade, que valoriza os cidadãos e os que trabalham pelo bem do município”, ressaltou Ashiuchi.

O NAS está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, localizado na rua Baruel, 501, no centro da cidade. O telefone é (11) 4745-2152.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

source