Durante o Festival de Atividade Física Adaptada (FAFA) que será realizado no sábado (30), os participantes poderão realizar atividades como Arremesso (Basquete), Atletismo, Acerte o Alvo e Skate

52479805789 700bfd187a c 1
FAFA promove esporte, diversão e inclusão às pessoas com deficiência 3

O Festival de Atividade Física Adaptada (FAFA) acontece no sábado (30/9), no Ginásio João do Pulo, no bairro Canhema. Esta será a segunda edição do evento, que será realizado em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. Se inscreveram para as atividades 107 pessoas com deficiência que moram em Diadema. Também participam do evento as famílias dos inscritos.

As vivências disponíveis no Festival, todas adaptadas e com caráter lúdico, serão: Chute a gol (Futebol), Arremesso (Basquete), Atletismo, Acerte o Alvo, Tatame com bolas Bobath (que envolve habilidades motoras diversas) e Skate (vivência em andar).

Uma das organizadoras do Festival é Araceli Bueno, professora de educação física que dá aulas no Centro de Atenção e Inclusão Social (CAIS) de Diadema. Ela esclarece que o público que comparecer ao FAFA terá contato com atividades esportivas adaptadas, sempre com objetivo de permitir a inclusão de todos pelo esporte e muita brincadeira.

FAFA fotos de Dino Santos 2
FAFA promove esporte, diversão e inclusão às pessoas com deficiência 4

“Além de proporcionar vivências esportivas e atividades físicas adaptadas, um dos objetivos do evento é o convívio familiar, criar memórias afetivas. O evento do ano passado teve um clima de muita alegria e bem familiar. Lembro que o irmão mais velho de 10 anos de uma criança autista de 5 anos veio nos dizer que adorou a experiência de estar lá com o irmão. O encontro é feito desses momentos valiosos”, afirma.

O Festival é resultado da parceria entra as secretarias de Educação e Esporte e Lazer. O Ginásio João do Pulo fica na Rua El Salvador, 41, no bairro Canhema.

Texto: Alexandre Postigo
Fotos: Dino Santos

28/09/2023

source
Com informações da Prefeitura de Diadema

source