Plataforma CadHab já está no ar e tem como objetivo traçar um panorama real da situação das famílias da cidade, visando futuros projetos habitacionais

cabhab2

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema lança na próxima terça-feira, 03 de outubro, a plataforma CadHab – Cadastro Habitacional de Diadema. Desenvolvido pela SISHABI/E-COMBR, a funcionalidade vai reunir os dados de todas as famílias que têm interesse em adquirir uma unidade habitacional, mas mais que isso, vai ajudar a administração municipal a traçar um panorama real e fiel da demanda habitacional da cidade.

“Diadema passou muitos anos sem olhar com seriedade para a questão habitacional, mas sempre tivemos os movimentos muito organizados e engajados na questão da moradia. O governo atual, com essa iniciativa, vai fortalecer ainda mais o acesso à moradia”, explicou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda.

O cadastro vai reunir dados básicos como nome, endereço, situação atual da moradia e renda familiar. No momento, podem se cadastrar famílias com renda total (a soma do rendimento de todas as pessoas que moram na mesma casa) de até seis salários mínimos.

O secretário destacou que criar um sistema para que as pessoas possam se cadastrar pela internet é também uma forma de tratar as pessoas que vão se cadastrar com humanidade desde o primeiro momento, evitando a formação de filas e transtorno para os moradores. Haverá, em equipamentos públicos que dispõe de computadores com acesso à internet, auxílio para o cadastro de quem não conseguir fazer sozinho.

“Com esses dados a gente vai poder dimensionar qual é a nossa demanda por novas unidades, por regularização fundiária, por intervenções de melhoria das habitações, para que possamos desenvolver e apresentar projetos para captação de recursos”, explicou Lacerda.

O CadHab levou cerca de um ano para ser desenvolvido e é uma das mais modernas ferramentas que administrações públicas têm usado para quantificar e qualificar sua demanda habitacional. “Esse é o primeiro passo. Olhar, entender e realmente mensurar o tamanho do nosso desafio, para que possamos traçar estratégias e agir da maneira mais assertiva possível”, concluiu o secretário. O site para cadastro das famílias é o https://cadhab.diadema.sp.gov.br . A plataforma é transparente e qualquer pessoa pode consultar quem está inscrito, e futuramente, quais projetos estão em andamento e quais são as famílias que foram beneficiadas.

O evento de lançamento do CadHab será no dia 03 de outubro, às 18h30, no auditório do Quarteirão da Saúde. Avenida Antonio Piranga, 700, Centro.

Texto: Aline Melo

source