Com o tema ‘Diversidade, respeito e inclusão’, evento mobilizou diversas entidades relacionadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Suzano

O Complexo Educacional e Cultural Mirambava recebeu nesta sexta-feira (29/09) o encerramento da campanha “Setembro Verde” em Suzano. Para reforçar as ações dedicadas às pessoas com deficiência, a prefeitura, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Governo, participou da organização do evento que reuniu mais de 500 participantes das inúmeras entidades associadas à causa na cidade, com apresentações musicais de alguns deles. A atividade foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi.

O encontro teve um caráter especial porque representa um marco para Suzano. Em virtude da instituição da Lei 5.484/23, de autoria do vereador Artur Takayama, o “Setembro Verde” passa a ser incluído no calendário de eventos da cidade. Para aproveitar a oportunidade, foi lançada oficialmente uma cartilha orientativa sobre o tema, que está disponível no site da administração municipal, por meio do link bit.ly/manualPCD. O material traz informações sobre os serviços que são oferecidos como os atendimentos proporcionados pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e também os contatos e endereços do CMDPD e das entidades que prestam assistência a esse público.

Durante toda a cerimônia, o público contou com o acompanhamento das intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Larissa Araújo Hipólito, da Secretaria Municipal de Comunicação Pública, e das profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Bruna Bruschi e Elisa Branco. Também foram disponibilizadas pela administração municipal estruturas para garantir orientação sobre benefícios às pessoas com deficiência e vagas de emprego para esse público, assim como serviços de saúde com atendimentos relacionados à auriculoterapia, fisioterapia e psicologia.

Os discursos foram abertos pelo presidente do CMDPD, que destacou a mobilização de todas as entidades para que as políticas públicas sejam implementadas. “Com a campanha ‘Setembro Verde’ no calendário, certamente estaremos cada vez mais unidos para proteger os direitos das pessoas com deficiência. Nesse evento, também lançamos a cartilha que foi elaborada pensando em mostrar a preocupação de Suzano com essa causa”, disse Averaldo.

Artur Takayama enalteceu o empenho da administração municipal em apoiar as iniciativas que buscam a valorização das pessoas com deficiência. “Me sinto honrado em ser o autor dessa lei que tanto beneficia a nossa cidade. Já fiz a defesa da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e agora conseguimos contribuir com a lei referente ao ‘Setembro Verde’. Isso só foi possível graças à parceria com a Secretaria Municipal de Governo e a sensibilidade do prefeito Rodrigo Ashiuchi, que sancionou a lei em menos de um mês”, falou o vereador.

source