04/10/2023

GPA e Defesa Civil promovem resgates de gambás-de-orelha-preta e lagarto teiú

Animais foram encontrados dentro de imóveis e moradores precisaram acionar as equipes; em uma das propriedades, houve a necessidade da realização de um segundo atendimento em razão do surgimento de outro espécime

O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil de Suzano atenderam a cinco ocorrências de resgate de gambás-de-orelha-preta e um lagarto teiú nos últimos dias. Em um dos locais, os animais apareceram em duas datas diferentes, sendo necessária a realização de dois atendimentos.

As primeiras ocorrências foram no último fim de semana, quando o GPA resgatou dois gambás-de-orelha-preta nos bairros Chácaras Ceres e Jardim Leblon. No sábado (30/09), os agentes foram acionados às 9h10 após a informação de que um animal estaria nos fundos de uma residência localizada na rua Antônio Jorge Passos, Chácaras Ceres e, após o resgate, o espécime foi devolvido ao seu habitat. No dia seguinte (01/10) a chamada foi para resgatar um filhote que havia encontrado abrigo em uma propriedade da rua Kame Hashimoto, no Jardim Leblon. Retirado do local, o animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Parque Ecológico do Tietê para receber os cuidados necessários, entretanto, na segunda-feira (02/10) a Defesa Civil também visitaria a casa para realizar outro resgate.

Um novo chamado dava conta que outro filhote foi localizado na mesma casa da rua Kame Hashimoto, pouco antes das 11h30. Desta vez a Defesa Civil foi acionada e encontrou o animal e o entregou para o Cetas do Parque Ecológico. Já nesta terça-feira (03/10), perto do meio-dia, uma equipe da Defesa Civil foi informada de que seis animais, sendo a mãe e mais seis filhotes, foram encontrados por moradores da rua Carlos Freire, no Jardim Natal. Como os gambás não tinham qualquer ferimento nem apresentavam condições que inspiravam cuidados, eles foram devolvidos à natureza.

Teiú no Jardim Belém

Os gambás não foram as únicas espécies encontradas nestes últimos quatro dias em Suzano. Também nesta terça-feira, pouco depois das 16 horas, uma equipe do GPA foi acionada para resgatar um lagarto teiú, que foi encontrado por um morador do Jardim Belém próximo à rua Ramos de Azevedo. Ele colocou o animal em um balde e o entregou aos agentes. Como o teiú não apresentava nenhum ferimento ou condição que o impedisse de voltar à natureza, os agentes devolveram o réptil para seu habitat.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou o trabalho realizado tanto pelo GPA quanto pela Defesa Civil na proteção de animais silvestres. “Sabemos da importância da manutenção da vida destes e de tantos outros animais da nossa Mata Atlântica, principalmente aqui em Suzano, onde temos uma grande área deste bioma. Os trabalhos da Defesa Civil e do GPA foram fundamentais para que os resgates fossem bem-sucedidos e por isso parabenizo nossos agentes por mais este serviço prestado a Suzano”, definiu o chefe da pasta.

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1&appId=268338633283885”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
source
Com informações da Prefeitura de Suzano

source