A Prefeitura de São Paulo anunciou que a população terá passagem gratuita em ônibus municipais neste domingo (1°), entre 7h e 18h. A medida tem por objetivo facilitar o deslocamento de quem pretende votar nas eleições para os conselhos tutelares.



O pedido havia sido feito pela Mesa-Diretora da Câmara dos Vereadores e pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos. A prefeitura não divulgou quanto a medida custará aos cofres da cidade.




O horário de votação em São Paulo é das 8h às 17h, em 325 locais distribuídos pela cidade, sempre próximos à seção eleitoral do cidadão. Ao todo, 1.240 candidatos disputarão 260 vagas, sendo cinco por unidade, dos 52 Conselhos Tutelares localizados na capital paulista. O voto é facultativo para pessoas acima de 16 anos. Cada eleitor poderá escolher até cinco nomes.


O Conselho Tutelar foi criado em 1990, dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Sua função como órgão autônomo é representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil em assuntos relacionados ao direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade e à cultura. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é responsável pela manutenção administrativa das unidades.


 Compartilhe esta notícia no WhatsApp
 Compartilhe esta notícia no Telegram


Neste ano, as eleições de conselheiros tutelares ganharam força com a participação de artistas como a cantora Maria Rita, a chef Paola Carosella e o ator Lázaro Ramos. Eles fizeram posts em suas redes sociais pedindo para que a população participe da votação que ocorrerá em todo o país neste domingo (1º). Ao todo, serão eleitos 30,5 mil conselheiros.


source