Serviço de Atendimento Especializado já oferece a PeP; Ação teve início hoje (dia 30/10) na cidade

O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Poá agora oferece o PEP – medicamento antiretroviral para todas as pessoas que se expuseram ao virus HIV. A profilaxia é oferecida de segunda a sexta das 8h às 15h na própria unidade (rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina). Nos demais dias e horários o atendimento acontece no Pronto Atendimento Dr Guido Guida (Rua Barão de Juparana, 43, Jardim Medina). Não é necessário agendamento.

O PEP é indicado para todas as pessoas que tiveram exposição por relação sexual consentida sem proteção (sem o uso de preservativos ou com seu rompimento), vítimas de violência sexual, violência que envolva sangue (como mordidas, por exemplo), e acidente com material biológico onde há risco de contaminação pelo vírus HIV.  O início do uso deverá ser em até 72 horas após a exposição.

Antes de ofertar o serviço na cidade, pacientes que precisavam retirar a medicação precisavam se deslocar até o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos Dr Osiris Florindo Coelho. “Esta era a referência de Poá quando a cidade não oferecia o serviço. Avançamos em equipamentos públicos e atendimento em saúde para a população, garantindo mais conforto e praticidade para o poaense”, afirmou o secretário de saúde, Alexandre Provisor.

O próximo avanço almejado será  oferecer também o PreP– medicamento antiretroviral para aqueles que irão se expor ao vírus, também de forma preventiva. Os técnicos da Vigilância em Saúde de Poá passam por treinamento para atender e orientar os pacientes na utilização desta profilaxia.

O SAE garante atendimento exclusivo e gratuito para pacientes portadores de Tuberculose, Hanseníase, IST`s, HIV/Aids  e Hepatites Virais. Mais informações pelo telefone 4639-9121.

source