Foram beneficiados moradores da Vila Odete e do Jardim das Praias em continuidade ao programa Regulariza Diadema

titulo3
Prefeitura de Diadema entrega 297 matrículas de imóveis 5

Dona Chica e Filippi

O sábado (30) foi motivo de festa para 297 famílias da Vila Odete, no Jardim Canhema, e do Jardim das Praias, no Casa Grande, por receberem a documentação dos seus imóveis durante atividades realizadas no período da manhã com a presença do prefeito José de Filippi Jr, secretários, vereadores e Patrícia Ferraz, oficial do registro de imóveis de Diadema.

Em ato realizado na Casa do Hip Hop foram entregues 168 matrículas, uma delas para Francisca Ferreira Miranda, a dona Chica, moradora na Vila Odete há 40 anos e que por décadas liderou os moradores para essa conquista. “Muita gente dizia que não ia sair, que eu perdia tempo conversando com o vereador Zé do Norte. E eu dizia que não ia morrer sem receber o título do pedacinho onde moro. Agora eu quero ver ele na minha mão, pois não é um pedaço de papel, é toda uma vida”, disse ela.

titulo2
Prefeitura de Diadema entrega 297 matrículas de imóveis 6

Filippi lembrou que em sua primeira gestão a Câmara aprovou a concessão do direito real de uso do solo – a primeira lei do país nesse sentido – garantindo que as pessoas permanecessem morando em suas casas.

O prefeito disse que atrás do documento de papel existem pessoas. “Fazer a entrega da titulação é sempre emocionante, pois cada papel desses tem uma alma, tem gente de verdade. Assim, caminhamos na conquista de direitos, rumo a uma cidade melhor”, comentou.

O secretário da Habitação, Ronaldo Lacerda, disse que a entrega da matrícula dos imóveis era o cumprimento de compromissos assumidos, fruto de um trabalho coletivo envolvendo muitas pessoas com o mesmo foco. “E fica uma crítica ao governo estadual, que até hoje não criou um fundo para a regularização fundiária”, afirmou.

Jardim das Praias também ganhou a Rua da Gente

titulo6
Prefeitura de Diadema entrega 297 matrículas de imóveis 7

No Jardim das Praias, o ato que entregou 129 títulos de propriedade dos imóveis aos moradores também inaugurou melhorias na rua Itanhaém dentro do programa Revitaliza.

O prefeito Filippi lembrou que a entrega do título de propriedade foi o final de uma história com mais de 20 anos, que começou com a compra do terreno para fazer o loteamento. “Vocês construíram suas casas com muita dedicação, e agora vocês têm o papel definitivo e ninguém tira. É um momento de alegria. Nossa preocupação é construir uma cidade que esteja a altura de vocês”.

A moradora Ana Paula disse que só tinha de fazer agradecimentos. “Depois de muito tempo conseguimos esta conquista. Uma vitória junto com o nosso prefeito Filippi, o Ronaldo e a Associação Pró Moradia, e com todos aqueles que contribuíram para que esta escritura chegasse às nossas mãos”, afirmou.

A rua Itanhaém e entorno foram revitalizados e ganharam o programa Rua da Gente para fazer as pessoas ocuparem os espaços públicos com cultura, esporte e lazer. Foram executados muro de arrimo e contenção de talude com grama e canaleta de drenagem, pista de caminhada, passeio em concreto, instalação de playground, academia ao ar livre e reforma de quadra de futebol.

titulo4
Prefeitura de Diadema entrega 297 matrículas de imóveis 8

Fotos: Dino Santos

source