Secretaria Municipal de Educação distribui 100 óculos para idosos e estudantes do MOVA  

Na ocasião uma equipe de profissionais ficou à disposição para fazer os ajustes necessários

Publicado em: 31/10/2023 13h41 | Atualizado em: 31/10/2023Fotografia mostra uma senhora com óculos, uma mulher segurando um espelho e um homem ao lado da senhora segurando uma caneta.
Nesta terça-feira (31) foi realizada a entrega de 100 óculos para idosos e estudantes do Movimento de Alfabetização de São Paulo (MOVA-SP). O evento aconteceu das 10h às 12h no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). Uma equipe de profissionais ficou à disposição para tirar dúvidas e fazer os ajustes necessários nas armações. 

“Eu achei muito interessante e importante o projeto. Foi tudo muito rápido e dinâmico a entrega dos óculos. A gente sempre fica em dúvida se realmente vai até o final, mas eu recebi tudo direitinho a armação e experimentei”, relata Márcio Ueta, um dos contemplados pelo projeto.

Para Cristiane Paiva, também beneficiada pelo programa, a ação dá acesso às pessoas que não podem comprar óculos e precisam de uma avaliação com um profissional médico. Além disso, ela destaca que iniciativas como essa realizadas pela Prefeitura de São Paulo são muito importantes para a população.

A iniciativa é uma parceria com o Instituto Verter que realiza ações sociais para promover conhecimento e assistência no diagnóstico precoce de doenças oculares. As pessoas beneficiadas passaram por triagem e atendimento com médico oftalmologista que prescreveu os óculos. Depois escolheram o tipo de armação desejada. Tudo de forma totalmente gratuita. 

O atendimento aconteceu durante a V Longevidade Expo+Fórum que aconteceu em setembro deste ano. O evento levantou debates, ideias e propostas voltadas a pessoas acima de 50 anos. A programação contou com palestras, sarau, atividades físicas, rodas de conversa e muito mais. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação também apresentou as atividades que oferece para esse público. 

Movimento de Alfabetização de São Paulo – MOVA-SP

Esta forma de atendimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil para estabelecer classes de alfabetização inicial e combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. As salas do MOVA-SP estão instaladas em espaços não escolares, como associações comunitárias, igrejas, creches, residências ou empresas.

As atividades educativas e culturais presenciais, nesses espaços, ocorrem de segunda a quinta-feira, por duas horas e meia, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Depois de alfabetizados, as educandas e os educandos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo.


source