26/10/2023

Suzano recebe contribuições de alunos da FAU-Mackenzie para revitalização de áreas públicas

Ao todo, 27 estudantes que estiveram na cidade na última terça-feira (24/10) apresentaram projetos desenvolvidos para qualificação em três bairros da cidade

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação concluiu nesta quinta-feira (26/10) mais uma etapa da parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie para revitalização de áreas públicas de Suzano. Em workshop realizado na sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na região central da capital paulista, o diretor de Planos e Projetos, Ricardo Hatiw Lu, e a diretora de Planejamento Territorial de Suzano, Eliene Coelho, foram apresentados aos projetos produzidos pelos 27 estudantes da instituição que estiveram na cidade na última terça-feira (24/10) para conhecerem os locais que são objeto de estudo.

A proposta de trabalho, que recebeu o nome “O que tem atrás desse muro?”, tem o objetivo de requalificar três espaços da cidade, que ficam nas imediações das Escolas Municipais Oscar de Almeida Redondo, na Vila Urupês; José Braz Neto, no Jardim Quaresmeira II; e Odário Ferreira da Silva, no Jardim Belém. Na exibição dos croquis, o que mais chamou atenção dos representantes da administração municipal foram as características lúdicas que foram inseridas a partir de desenhos dos alunos das escolas, que contribuíram com ideias e demandas. A utilização de materiais se caracterizou por ter um perfil mais orgânico, valorizando a importância dessas áreas para a cidade.

Uma outra marca dos projetos foi a referência aos elementos naturais. Nas áreas do Jardim Quaresmeira e da Vila Urupês, os croquis usaram como símbolo principal as duas grandes árvores que se destacam nesses espaços. Elas tiveram uma posição central na definição para o desenho final que poderá garantir novas praças nesses locais. No caso da unidade de Palmeiras, a própria topografia foi um elemento central para divisão das atividades no espaço. Todos os projetos pensaram em manter livre o visual das praças, de modo que possa ser garantida a segurança.

A partir de agora, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação e a Secretaria Municipal de Educação irão aproveitar as contribuições promovidas pelos alunos da FAU-Mackenzie, com orientação de alguns dos professores, como Leonardo Kseib, Daniela Getingler, Daniel Cândia, Ricardo Ramos, Renata Coradin, Matheus de Vasconcelos Casimiro e o professor licenciado da Universidade de São Paulo (USP), Sun Alex, para definir de que maneira os projetos poderão ser concretizados. Uma das alternativas é a parceria com empresas que investem no município, por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, destacou que esse trabalho tem sido desenvolvido com uma participação efetiva da sociedade para que possam ser proporcionadas melhorias que atendam as demandas da população. “Temos recebido um retorno muito positivo por parte de todos os envolvidos nesta atividade. Estão inseridos no projeto as pastas de Planejamento e de Educação, com gestores, professores e alunos da rede municipal, além de estudantes e professores da FAU-Mackenzie. Ouvimos propostas e vamos buscar as ações necessárias para avançarmos em relação a esses objetivos”, ressaltou Vieira.


source