Mais de 5.290 agendamentos de consultas on-line foram realizados pelo Portal da Saúde da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos. O balanço feito pela Secretaria de Saúde de Ferraz mostra que os pacientes estão aproveitando a facilidade de marcarem consultas sem precisar ir pessoalmente a uma das 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Com o link disponível no site da administração municipal www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br e com cadastro prévio, o agendamento de consultas ficou mais fácil e pode ser feito na palma da mão pelo celular.
O Portal da Saúde atende os seguintes públicos: idosos acima de 60 anos; pessoa com deficiência (PCD); crianças com menos de um ano de idade; grávidas e mulheres acima dos 18 anos que conseguem agendar exame de Papanicolau. Em breve, novos públicos serão beneficiados.
A modernização da Saúde tem sido feita por etapas para beneficiar toda a população de Ferraz. Recentemente, a Secretaria de Saúde mudou o sistema de agendamento de consultas, que antes era feito uma vez por mês e hoje é semanal. Quando acabava um limite de vagas para determinada especialidade na UBS só era possível comparecer no mês seguinte para novos agendamentos. Essa estratégia conseguiu aumentar a oferta de vagas e os pacientes não precisam madrugar nas filas para garantir os agendamentos, mesmo aqueles pacientes que chegam as 7hs, conseguem agendar seu atendimento para a semana seguinte.
Hoje, o paciente marca a consulta para daqui a uma semana: “Os investimentos estão sendo constantes e precisamos melhorar sempre, mas a Saúde avançou”, destacou o secretário de Saúde, Clécio Francisco Gonçalves.
Os investimentos da Saúde vão surtir ainda mais resultados em breve com a contratação de mais de 200 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que vão reforçar o atendimento da população nos postos e o concurso público da Saúde para contratar diversos profissionais, nas mais variadas especialidades. Além disso, Ferraz será contemplada com quase 50 médicos do programa Mais Médicos. A Secretaria de Saúde de Ferraz recebeu até o momento 19 médicos do Programa. Com previsão até dezembro de mais 30 médicos
Com quase 50 médicos, a cidade vai conseguir planejar melhor a distribuição dos profissionais pelo município, ajudando a evitar possíveis demora no atendimento e dando uma resposta muito mais rápida para a população.

source