Cibele Reis, enfermeira chefe do departamento de imunização da VE, disse que a campanha está com resultado super positivo
Cibele Reis, enfermeira chefe do departamento de imunização da VE, disse que a campanha está com resultado super positivo

A campanha de multivacinação continua em todas as unidades de saúde do município até o próximo dia 15/11. A prorrogação foi anunciada na noite de ontem, 31/10, pelo governo do estado de São Paulo e a Prefeitura de Piracicaba vai seguir as recomendações. Até o momento, 33.078 doses foram aplicadas na cidade. Desta forma, os imunizantes seguem disponíveis, nos dias úteis, em todas as unidades de saúde (UBS/Crab/USF), exceto Crab Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h (Crab, UBS, USF Campestre, USF Artemis, USF Anhumas, USF Ibitiruna e USF Santana) e das 8 às 16h (demais USFs). O objetivo da ação é a atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desta forma, a orientação é que esse grupo vá até uma unidade de saúde para avaliação da caderneta e, se necessário, receba a dose faltante da vacina.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 02 a 31/10, primeira etapa da campanha, foram recepcionados 38.994 crianças e adolescentes, onde 17.079 foram imunizados com uma ou mais doses de vacina em atraso. Desta forma, 3.085 crianças com menos de 1 ano compareceram a uma unidade de saúde e 2.460 foram vacinadas. Na faixa etária de 1 a 4 anos, 8.925 crianças compareceram e 3.659 foram vacinadas. De 5 a 8 anos, 10.585 crianças compareceram e 2.902 foram vacinadas. De 9 a menores de 15 anos, 16.399 compareceram e 8.058 foram vacinadas.

Nesta campanha são oferecidos imunizantes para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, meningo ACWY, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), Hepatite A, BGC (tuberculose), entre outras a depender da faixa etária. O objetivo da ação é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças preveníveis pela vacinação.

De acordo com Cibele Melo dos Reis, responsável pelo setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, o comparecimento das crianças e adolescentes para atualização da carteira de vacinação está positivo. “A imunização neste mês de campanha foi superpositivo. Em um mês comum, é normal aplicarmos uma média de 11 mil doses para a faixa etária menor de 15 anos, porém, na campanha atingimos a marca superior 33 mil. Isso mostra que a população está se conscientizando sobre a importância da vacinação”, apontou a enfermeira.

Campanha de Multivacinação está prorrogada até o próximo dia 15 de novembro
Campanha de Multivacinação está prorrogada até o próximo dia 15 de novembro

ESTADO – De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até dia 30/10, a campanha checou a carteira de 225,5 mil bebês com menos de um ano e vacinou 178,4 mil deles. Entre crianças de 1 a 4 anos de idade, 304,5 mil compareceram aos postos de vacinação e 169,9 mil foram imunizadas. 229,6 mil crianças entre 5 e 8 anos tiveram suas carteiras verificadas e 83,2 mil delas receberam doses das diversas vacinas oferecidas. Na faixa etária entre 9 e 14 anos, 320,1 mil jovens foram aos postos e 199,1 mil receberam as vacinas. Entre as vacinas ministradas exclusivamente as crianças entre 9 e 14 anos, que incluem a vacina para HPV e Meningo ACWY, mais de 342 mil doses foram aplicadas.

TIRA-DÚVIDAS – O site Vacina 100 Dúvidas, do Governo de São Paulo, reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Este é um espaço com informações claras para desmistificar notícias falsas (fakenews) com relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população. O site é: www.vacina100duvidas.sp.gov.br/.

source