CampanhaCastracaoAnimal Diadema 31 10 2023 FotoPedroRoque 2
Campanha Municipal de Castração já atendeu quase 700 animais em Diadema 2

Mais uma vez, transcorreu com sucesso e sem intercorrências, um mutirão de 150 cirurgias de castração e microchipagem de animais. O evento aconteceu na semana passada (31/10), na praça CEU das Artes, Jardim União. A iniciativa faz parte da Campanha de Castração Animal organizada pela Prefeitura de Diadema, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a de Saúde.

A soma dos quatro mutirões da Campanha já resultou no atendimento gratuito de 693 animais (326 caninos e 367 felinos), todos bem sucedidos. O tutor do animal precisa fazer a inscrição antecipada no site www.adoteamor.diadema.sp.gov.br . A prioridade de atendimento é para a população mais carente, porém havendo vagas disponíveis, outros inscritos são comunicados.

Na avaliação geral das pessoas que passaram pelos mutirões de castração animal, todas foram unânimes nos elogios e aprovação da organização, atendimento e preocupação da Prefeitura com os pets.

Esse é o caso das irmãs Tina e Renata que resgatam e cuidam de animais abandonados, voluntariamente. Moradoras do bairro Eldorado, elas também participaram do mutirão, castrando e microchipando dois gatos e uma cadela.

Na opinião das duas protetoras, a Campanha de Castração Animal é muito importante e necessária para o controle da população animal, além dos benefícios para a saúde dos mesmos.

“Parabenizamos a Prefeitura pela iniciativa em prol dos animais. Nós ficamos encantadas com a forma organizada e atenciosa com que o mutirão acontece, atendendo todos os animais e seus donos com muito carinho, dedicação, amor e respeito”, declararam as protetoras Tina e Renata, que têm sob seus cuidados 18 animais, ao todo.

Além de avaliarem positivamente o mutirão, as irmãs Tina e Renata aproveitaram a oportunidade para sugerir à Prefeitura que continue organizando mais Campanhas de Castração Animal.

O próximo mutirão da Campanha de Castração Animal da Prefeitura já está sendo planejado e organizado.

Bem estar animal é prioridade da Prefeitura

O serviço de castração e microchipagem está sendo prestado pela empresa Patas de Ouro Serviços Veterinários Ltda, contratada por licitação. Mas para resguardar a tranquilidade e segurança dos animais e seus tutores, todos os procedimentos de castração e microchipagem da Campanha são acompanhados e aprovados pela Secretaria de Saúde de Diadema, por meio da UVZ – Unidade Municipal de Vigilância de Zoonoses (antigo CCZ), que fiscaliza o trabalho na íntegra.

Além de bem avaliada pelas pessoas que estão sendo atendidas, a Campanha de Castração Animal da Prefeitura conta com o apoio do CONPBEA – Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, entidades, tutores e protetores de animais.

Para ressaltar a importância desses mutirões, o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, relembra que desde 2015 não era oferecido esse tipo de serviço à população e seus animais de estimação.

“Mais uma vez, quero destacar o brilhante trabalho dos profissionais envolvidos com a Campanha de Castração. Também precisamos destacar e agradecer à população que tem comparecido e participado com responsabilidade, contribuindo assim para controlar a população de cães e gatos, prevenindo doenças e aumentando a expectativa dos pets”, disse Zé Antônio, secretário municipal de Saúde.

Requisitos para inscrição

Vale salientar que os protetores de animais têm cadastro preferencial, pois exercem um trabalho fundamental com aquelas famílias mais vulneráveis, que muitas vezes não têm acesso à internet nem informações. Esses voluntários também buscam a castração para animais que estão nas ruas, contribuindo para o controle populacional desses grupos. Mas para isso, eles precisam ter um cadastro prévio de protetor de animais na UVZ (antigo CCZ), garantindo assim sua preferência às vagas de castrações.

Os tutores de cães e gatos interessados na castração gratuita devem fazer a inscrição no site www.adoteamor.diadema.sp.gov.br . Cada tutor, poderá inscrever até 10 animais.

Para inscrição no Programa é necessário que os donos dos animais executem os três passos: preenchimento da ficha cadastral, envio dos documentos e autorizações, além de atender os seguintes critérios:
– Os donos dos animais domésticos deverão ser moradores do município de Diadema.
– Os cães e gatos deverão ter entre quatro meses e 8 anos de idade, serem saudáveis, fêmeas não grávidas e não branquicefálicos (ex: raças pug, buldogue, pequinês, Shih-tzu e outros).
– Serão priorizados os animais dos tutores:

  • Vulneráveis (moradores em situação de rua)
  • Estejam inscritos no CadÚnico
  • Tenham renda mínima de 1 salário mínimo per capta
    – Documentos necessários:
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante no CadÚnico

SERVIÇO
“Campanha de Castração Animal de Diadema”
Inscrição no site www.adoteamor.diadema.sp.gov.br

Por MarcosLUiz
Fotos Pedro Roque

source