Palestras, oficinas, exposição e homenagens fazem parte do cronograma

A Prefeitura de Itaquaquecetuba definiu uma programação especial e temática neste mês que celebra a Consciência Negra. A agenda começa nesta quarta-feira (8), às 15h, com o Clube do Livro na biblioteca municipal. Na quinta (9), também às 15h, será inaugurada uma seção de literatura negra junto à realização de um sarau temático no mesmo local. 

No dia 21, às 9h, acontece uma roda de conversa e uma oficina de turbante na Secretaria de Cultura. Às 19h20, a Universidade de Guarulhos (UNG) sedia a palestra “É brincadeira: o racismo recreativo e a naturalização no ambiente escolar”. Já no dia 22, a palestra “Epiderme: lugar de preconceito” será às 9h na Cultura e às 19h20 na UNG. 

De 21 a 23, às 10h, também haverá uma ação temática com apresentações, artesanato, palestras, doces e corte de cabelo no albergue municipal. A cerimônia de entrega de títulos honoríficos para personalidades negras será no dia 23, às 14h, na Câmara Municipal, e às 19h20 do mesmo dia será promovida a palestra “O combate ao racismo estrutural no Brasil contemporâneo” na UNG. 

No dia 24, às 9h, a Cultura promove uma oficina de dança circular dos povos africanos. Às 10h, o Parque Ecológico será palco de um evento temático com a realização de quiz, bingo, brincadeiras e atividades esportivas. A abertura da exposição Personalidades Negras 2023 será às 19h20 na UNG.

Para fechar, no dia 26 haverá mais uma edição do projeto Cultura Itinerante no Jardim Caiuby. “Buscamos promover a inclusão cultural e educação racial na cidade sempre que podemos porque o conhecimento cria oportunidades e promove uma série de transformações em nossa sociedade, sobretudo no combate ao racismo”, destacou o prefeito Eduardo Boigues. 

A Secretaria de Cultura e a biblioteca ficam na avenida Vereador João Fernandes da Silva, nº 53, a UNG na avenida Uberaba, nº 251, e a Câmara na rua Vereador José Barbosa de Araújo, nº 267, todos na Vila Virgínia. O parque está localizado na rua Cabrália Paulista, nº 100 – Estação e o albergue na avenida Ítalo Adami, nº 2.480 – Vila Ursulina.

source