Na última segunda-feira (30), Ferraz de Vasconcelos promoveu a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e reuniu grandes representantes da causa. Gerenciada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPDMR), a ação ocorreu no auditório da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), no Jardim São João, e contou com a participação do secretário de Assistência Social, Robson Xisto.

De modo geral, a principal característica da conferência foi unir representantes do governo e da sociedade civil organizada, especialmente as próprias pessoas com deficiência, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas relativas às pessoas com deficiência.

Com o tema “O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência”, a palestra do presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maurício da Silva Gomes, iniciou o evento com um bate-papo descontraído.

Durante todo o dia, a Conferência permitiu que os participantes estivessem imersos nos principais desafios e políticas públicas referentes à causa, por meio dos cinco eixos principais, entre eles “Direito e Acessibilidade” e “Garantia do acesso das pessoas com deficiência”, por exemplo.

“A nossa 1ª Conferência possibilitou a participação social mais representativa das organizações da sociedade civil, usuários, trabalhadores e representantes do poder público. Esse olhar atento e sensível aos direitos da pessoa com deficiência é um instrumento democrático, já que o intuito é a efetivação das políticas públicas e liberdades fundamentais”, destaca o titular da Assistência Social, Robson Xisto.

 

 

Texto: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz.

Fotos: Jonathan Andrade / Secom Ferraz.

source
Com informações da Prefeitura de Ferraz

source