09/11/2023

GCM impede movimentação irregular de terra após receber denúncia

Ocorrência foi atendida pelo Grupamento de Proteção Ambiental, que ainda promoveu o resgate de uma ave após receber outro chamado

Uma denúncia enviada à Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano na última quinta-feira (02/11) interrompeu uma movimentação irregular de terra que estava ocorrendo na estrada do Furuyama, no bairro Rio Abaixo. Na ocasião, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) foi acionado e ao chegar no local foi possível visualizar um trator parado na propŕiedade e certa quantidade de terra movimentada.

Um homem que estava no terreno atendeu os guardas e informou que tinha autorização para realizar aquele trabalho, porém, ele não apresentou o documento aos agentes. Diante dessa situação, o espaço foi embargado e o proprietário notificado a comparecer na Secretaria Municipal de Meio Ambiente para apresentar as documentações necessárias para regularizar a situação.

No dia seguinte (03/11), logo após as 11h30, o GPA foi novamente acionado para promover o resgate de uma ave da espécie periquito-verde, próximo à rua Augusta Aparecida Carvalho de Morais, na Vila Nova Amorim. Uma moradora recepcionou os agentes e entregou o pássaro, que estava dentro de uma caixa de plástico, e informou que ele aparentava estar machucado, porém, uma avaliação feita pela equipe constatou que o animal não tinha ferimentos, apenas era dócil.

O pássaro foi levado para o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Parque Ecológico do Tietê para uma avaliação mais detalhada e, se necessário, a reabilitação do animal para a natureza.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou a proatividade dos agentes em atender as ocorrências. “Tanto no caso de movimentação de terra irregular quanto no resgate do pássaro, o GPA demonstrou total preparo e excelência para atuar. Destaco também a importância das denúncias por parte da população para combatermos com mais eficiência algumas infrações”, finalizou o chefe da pasta.

source
Com informações da Prefeitura de Suzano


source