Unidade vai atender moradores de pelo menos nove bairros

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba reinaugurou, nesta quarta-feira (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Carmo. A estrutura passou por uma reforma completa, está toda informatizada e vai ampliar os atendimentos mensais de seis para 11 mil.

A UBS conta com uma área de 527 m² e vai atender os bairros Jardim do Carmo, Jardim Miray, Monte Belo, Vila Virgínia, Jardim Cláudia, Nossa Senhora D’Ajuda, Jardim Popular, Jardim da Fonte e Jardim Zélia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 17h, e a partir desta quinta (16) já entra em operação.

Serão disponibilizados uma diversidade de serviços, incluindo: acolhimento, pré-natal e puericultura, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos (sífilis, hepatites B e C, HIV e covid), coleta de papanicolau e outros exames, retirada de pontos e imunização.

“Hoje é um dia de celebração para a saúde de Itaquá. Mais uma unidade que entregamos para a população totalmente nova e informatizada, cumprindo a qualidade e agilidade nos atendimentos que nossa gestão quer oferecer para toda a cidade”, disse a secretária interina de Saúde, Kelly Gasparini.

Salas de espera, farmácia, imunização, coleta, reidratação, triagem, curativo, consultórios médicos e odontológicos, expurgo, central de esterilização, depósito de material de higienização e área comum para os funcionários são alguns dos espaços, agora setorizados, da unidade. Ela também é adaptada e possui banheiros para pessoas com deficiência.

“Essa reforma foi custeada pelo responsável pelo prédio, ou seja, sem dinheiro público, sobrando mais em caixa para promovermos outras melhorias. Mais um exemplo de que dá pra fazer muito com pouco orçamento”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

source