NOVEMBRO AZUL | MÊS MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Olá, Boituvense! O Novembro Azul é o momento de encorajar os homens a cuidarem da sua saúde e, em especial, a fazerem exames de rotina para prevenir e detectar o câncer de próstata.

 

Uma iniciativa que começou em 2011, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e que posteriormente foi adotado pelo Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), com promoções de campanhas no mês de novembro, tornou-se o maior movimento em prol da saúde masculina.

 

💬 O câncer de próstata é uma doença que muitas vezes se desenvolve silenciosamente, sem apresentar sintomas. No entanto, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

 

Os sintomas mais comuns incluem:

 

🔹 Dificuldade em urinar;
🔹 Demora em iniciar ou finalizar o jato urinário;
🔹 Diminuição do jato urinário;
🔹 Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
🔹 Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Além disso, fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros têm maior incidência desse tipo de câncer) e obesidade, podem aumentar a probabilidade de desenvolver a doença.

 

Queremos destacar que não há lugar para preconceitos quando se trata de cuidar da sua saúde. Realizar exames regularmente é um sinal de responsabilidade e amor próprio, e isso é algo admirável! 🧑

 

🏥 Lembrando que na rede de saúde de Boituva, são realizadas 60 consultas semanais, totalizando, 240 consultas mensais relacionadas à saúde masculina. Vamos juntos romper com estereótipos, porque a prevenção é a melhor defesa contra o câncer de próstata.

 

Compartilhe esta mensagem, encoraje os homens ao seu redor a cuidarem de si mesmos e mostre que cuidar da saúde é um ato de coragem.

 

🩺 Converse com um profissional de saúde, informe-se sobre os exames, conheça mais sobre a doença e contribua para um futuro com mais bem-estar e menos preconceitos. Lembre-se, juntos somos mais fortes!✨

 


Compartilhe nas redes sociais:

source
Com informações da Prefeitura de Boituva

source