Hoje equipe de dentistas atendeu mais de 600 alunos em três Emebs; Todos receberam kits de higiene bucal

Mais de 1,8 mil crianças são atendidas por meio do Programa de Saúde Bucal “Do leite ao permanente – Promovendo Sorrisos Saudáveis”, realizado pela Secretaria de Saúde de Poá. Hoje a equipe de dentistas da Prefeitura Municipal esteve nas Emebs Walkiria Janonni, Wilson Vieira Rodrigues e Neusa Gomes Pereira. Mais de 600 crianças receberam um kit com escova de dente, pasta e fio dental, aprenderam a escovar os dentes e receberam a aplicação de flúor.

As crianças também assistiram a uma aula sobre a importância da alimentação saudável, da escovação e cuidados com os dentes desde a primeira infância. “O nosso projeto possui quatro etapas: palestras aos pais e responsáveis sobre a importância da saúde bucal; orientações de saúde bucal e classificação de risco de cárie dos alunos, com encaminhamento de casos mais sérios para a Unidade Básica de Saúde mais próxima; a escovação supervisionada; e a aplicação tópica de flúor gel. É um projeto muito bacana e que tem dado resultados muito positivos entre as crianças matriculadas na rede pública da nossa cidade”, conta a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Poá, Camila Zambon.

O Programa Saúde na Escola é um dos projetos dos Ministérios da Saúde e da Educação, atuante desde o ano de 2007, baseado em estratégias para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.

“O impacto da cárie e da má higiene bucal está diretamente relacionado à qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens, comprometendo as funções de mastigação, sono e frequência escolar, entre outros problemas. Aqui as crianças aprendem a escovar corretamente os dentes e manter uma boa higiene bucal”, explica a prefeita Marcia Bin, que acompanhou a ação da equipe de dentistas hoje nas escolas.

Participam do Programa Municipal as Emebs Maria do Carmo Alves; Wilson Vieira Rodrigues; Neusa Gomes Pereira; Professora Walkiria Janonni Vieira; Antonia Mello Regiani e Reino da Garotada.

source