16/11/2023 – 18:54  

Mauricio Tonetto/Fotos Públicas

Enchente causada por ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul em setembro

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/19, de autoria do Senado, assegura o uso de recursos da União para atendimento a calamidades públicas. O texto, agora em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Conforme a proposta, o Poder Executivo poderá abrir créditos suplementares destinados a despesas abrangidas pela subfunção Defesa Civil do órgão responsável pelas ações de proteção e gestão de riscos e desastres.
A abertura desses créditos se dará por meio da anulação de dotações, reserva de contingência, superávit financeiro ou excesso de arrecadação, respeitadas leis orçamentárias (LDO e LOA) e as regras fiscais.
“A proposta tem por objetivo dar efetiva capacidade de reação à União nas ações que envolvam combate a calamidades públicas nos estados, no Distrito Federal e nos municípios”, diz a autora da proposta, senadora Leila Barros (PDT-DF).
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Pierre Triboli

source
Com informações da Câmara Federal