Produção selecionou as 18 melhores cartas com a entrega do livro “Histórias Ilustradas”, que aborda temas como inclusão, diversidade e bullying

A segunda edição da FLIRP 2023 marcou a entrega de um importante projeto, realizado entre a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, COOP e Horizonte Comunicação. A atividade selecionou as 18 melhores histórias e ilustrações produzidas por alunos da rede municipal com a entrega do livro “Histórias Ilustradas”, que aborda temas como inclusão, diversidade e bullying.

O projeto realizado para mais de 850 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental buscou trabalhar a escrita e leitura através do gênero epistolar, em que os alunos puderam escrever cartas sobre um de três assuntos que foram propostos. Para a elaboração do livro, os alunos trabalharam em conjunto. Enquanto alguns fizeram os textos, outros estudantes selecionaram as cartas para poder elaborar as imagens que ilustram as mensagens. Dessa forma, o projeto serviu, também, para a estimular a integração entre os alunos.

Em uma das cartas, Sara Côrrea Benatte, aluna do 5º ano da EM (Escola Municipal) Comendador Abdalla Chiedde destaca a inclusão na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires. “Aqui na escola temos muitos alunos deficientes e aprendemos que inclusão é muito importante. Que bom que somos diferentes, se todos fossem iguais o mundo seria sem graça”, escreveu a estudante em um dos textos que foi selecionado.

Conforme a orientadora educacional da Prefeitura, Silvia Regina dos Santos, quando souberam que os contos selecionados seriam publicados na forma de um livro com ilustrações, os estudantes não esconderam a alegria e a satisfação. Até mesmo os professores que participaram efetivamente da atividade se sentiram valorizados. “Os estudantes ficaram ansiosos e felizes quando souberam que suas cartas poderiam virar um livro, assim como as ilustrações feitas também pelos alunos. Acredito que esse foi um diferencial para que os alunos e professores se sentissem valorizados”. A profissional da educação ainda afirmou que a atividade se baseia na Base Nacional Comum Curricular.

Já para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, que atua na Horizonte Educação e Comunicação, o destaque fica para a relevância da ação, que auxilia no desenvolvimento dos alunos que participaram da iniciativa. “A escrita e a leitura são competências essenciais para o desempenho pedagógico dos jovens alunos, que são o foco do projeto Histórias Ilustradas. Trabalhando o gênero epistolar, em especial as cartas, com uma temática social muito importante que é a diversidade e inclusão, o projeto possibilita ainda que eles compartilhem conhecimento”, avaliou.

WhatsApp Image 2023 10 30 at 17.05.29
Entrega do livro contou com a presença do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi e a secretária de Educação e Cultura, Rosi Ribeiro de Marco

source