08/11/2023 – 11:07  

 

Começou ontem e vai até a quinta-feira (9) seminário realizado pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, para relembrar a instalação da Assembleia Constituinte de 1823, reconhecida por historiadores como o início do Poder Legislativo no País.

Na abertura do evento, no salão negro do Congresso Nacional, foi lançado um selo exclusivo em comemoração a data. A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, interpretou composições originais do imperador D. Pedro I, como o Hino da Carta Constitucional.

Está previsto ainda o debate de temas como o movimento constitucional em Portugal e no Brasil, os desafios da Assembleia Constituinte de 1823, a Dissolução e o legado da Constituinte. Entre os convidados para as mesas de debate estão historiadores, juristas, diplomatas e consultores legislativos.

O presidente da comissão especial curadora sobre bicentenário, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), destacou que a Casa vem organizando uma série de eventos para resgatar a memória em relação a episódios fundamentais que deram origem ao parlamento nacional, em 1826.

Da Redação – RL

source