Close Menu
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
What's Hot

Roda de Samba deste domingo une música e literatura na Rádio Nacional

Novembro 16, 2025

Circuito Rodas & Pedais toma as ruas de Fernandópolis em dezembro

Novembro 16, 2025

Ancelotti diz que Brasil fez um jogo muito bonito diante de Senegal

Novembro 16, 2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
Home»Alto Tietê»Meio Ambiente participa de evento de dez anos da APRM Alto Tietê Cabeceiras
Alto Tietê

Meio Ambiente participa de evento de dez anos da APRM Alto Tietê Cabeceiras

adminBy adminOutubro 9, 2025Sem comentários4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

09/10/2025

Meio Ambiente participa de evento de dez anos da APRM Alto Tietê Cabeceiras


Encontro destacou a importância da preservação dos mananciais e reuniu autoridades ambientais, gestores públicos, promotores e representantes da sociedade civil

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano participou, nesta quinta-feira (09/10), do evento em comemoração aos dez anos da lei estadual nº 15.913/2015, que instituiu a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) Alto Tietê Cabeceiras, realizado no Prédio 2 da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O encontro contou com painéis e debates voltados à preservação ambiental e ao fortalecimento das políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Promovido pelo Grupo de Fiscalização Integrada Alto Tietê Cabeceiras (GFI/ATC), a iniciativa reforçou a importância do trabalho conjunto entre municípios, Estado e sociedade na defesa dos mananciais da região. Participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang; a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental da pasta, Solange Wuo Franco; técnicos da secretaria; e diversas autoridades e especialistas, incluindo secretários municipais, promotores de Justiça, policiais civis e militares, técnicos ambientais e representantes de entidades civis.

A programação contou com duas palestras principais. A primeira, ministrada pelo advogado, cientista social e professor Cesar Louvison, do Departamento de Planejamento da Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, abordou o tema “O que são os mananciais e a importância da preservação da natureza para a manutenção da qualidade da água”. Ele destacou os impactos diretos da ocupação irregular, da poluição e da falta de planejamento urbano sobre as fontes hídricas, além de enfatizar o papel da educação ambiental na reversão desse quadro.

Em seguida, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, integrante do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Núcleo Cabeceiras, Joana Franklin de Araújo, ministrou a palestra “Breve histórico da legislação sobre mananciais, o marco renovador da lei estadual nº 15.913/2015 e sua aplicação”, na qual apresentou um panorama sobre a evolução das normas de proteção e os desafios de implementação enfrentados ao longo da última década.

Durante o evento, os participantes debateram os avanços conquistados desde a criação da APRM, mas também destacaram os desafios que ainda persistem, especialmente quanto à fiscalização, ao ordenamento territorial e à necessidade de políticas públicas integradas. O GFI/ATC, formado por diferentes órgãos estaduais e municipais, foi reconhecido por sua atuação conjunta na proteção dos mananciais e no combate às infrações ambientais que comprometem a qualidade da água.

Para a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental de Suzano, Solange Wuo Franco, que palestrou sobre a ação dos municípios dentro do GFI/ATC, a celebração representa um marco importante para todas as cidades da região. “O trabalho de preservação dos mananciais exige esforço contínuo, integração entre os entes públicos e conscientização da sociedade. Estar presente nesse evento, que também comemora os dez anos da Lei de Mananciais do Alto Tietê, é reafirmar o compromisso de Suzano com a sustentabilidade e com a defesa de um patrimônio natural que garante a qualidade de vida das gerações futuras”, destacou Solange.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, ressaltou que a participação da equipe técnica da cidade reforça a postura proativa de Suzano nas pautas ambientais regionais. “A proteção das nossas águas é uma responsabilidade compartilhada. A APRM Alto Tietê Cabeceiras é um exemplo de como a união entre municípios, Estado e comunidade pode gerar resultados concretos. Nossa equipe tem trabalhado para que Suzano continue contribuindo com ações efetivas de preservação, fiscalização e educação ambiental”, afirmou Chiang.

O secretário também frisou que encontros como este são fundamentais para a troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas. “Discutir os desafios enfrentados pelo GFI e pelos municípios é essencial para aprimorarmos a gestão ambiental. A cooperação técnica e institucional é o caminho para garantir um futuro mais equilibrado e sustentável para toda a região do Alto Tietê”, completou.

Além dos representantes de Suzano, também estiveram presentes o prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes; a secretária de Meio Ambiente de Salesópolis, Patrícia Cesare; o secretário de Meio Ambiente de Arujá, Juvenal Fernando Penteado; a secretária de Sustentabilidade de Mogi das Cruzes, Regina Sesoko; a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, Claudete Canada; o secretário-executivo do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), Adriano Leite; o coordenador de Estratégias de Proteção Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Kauê Gonçalves Grecco; o delegado da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma) de Mogi das Cruzes, Jean Cerri Casso; o promotor de Justiça Leandro Guimarães; entre outras autoridades.


source

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Ecoponto José Limeira de Freitas recolhe 46,5 toneladas de resíduos na primeira semana

Novembro 16, 2025

Patteo Urupema Shopping inaugura temporada natalina com espetáculo de luzes, cores e emoções

Novembro 15, 2025

Acampadentro reúne 124 crianças e jovens para três noites de diversão no Clube de Campo de Mogi

Novembro 15, 2025

Copa UNG Série Bronze agita final de semana com jogos em estádios da cidade

Novembro 15, 2025

Educação sustentável transforma escola de Suzano em referência ambiental e empreendedora

Novembro 15, 2025

Saúde capacita 47 médicos da Atenção Básica sobre insuficiência cardíaca na gestação

Novembro 15, 2025
Leave A Reply Cancel Reply

Editors Picks

Roda de Samba deste domingo une música e literatura na Rádio Nacional

Novembro 16, 2025

Circuito Rodas & Pedais toma as ruas de Fernandópolis em dezembro

Novembro 16, 2025

Ancelotti diz que Brasil fez um jogo muito bonito diante de Senegal

Novembro 16, 2025

Governo de SP forma mais de 550 alunos do Caminho da Capacitação na região de São José do Rio Preto

Novembro 16, 2025
Advertisement
© 2025-Carioca de Suzano - Todos os direitos reservados..
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Go to mobile version