Na Semana do Meio Ambiente, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natalia Resende, visitou, nesta terça-feira (3), as estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar Cubatão-Centro e Cubatão-Vila Parisi, além do laboratório regional da Cetesb, no município. As estruturas receberam modernizações que fazem parte de um pacote de investimentos em melhorias no total de R$ 3,8 milhões.
O montante também inclui a aquisição de equipamentos para análise de água para o laboratório de Taubaté, de um drone de última geração para monitoramento ambiental e a revitalização da estação de monitoramento da qualidade do ar de Paulínia, na região metropolitana de Campinas, onde há atividade industrial de mineração.
LEIA TAMBÉM: Semana do Meio Ambiente: Fundação Florestal e Prefeitura realizam 6ª Expo Ambiente em Iguape nesta sexta (6)
Durante a visita técnica em Cubatão, a secretária acompanhou de perto os recentes investimentos da Cetesb em tecnologia de ponta para aprimorar o monitoramento ambiental. As estações de qualidade do ar foram modernizadas, com destaque para a ampliação da medição de partículas inaláveis finas (MP2.5) e a instalação de uma nova cabine na Vila Parisi, equipada para retomar o monitoramento de parâmetros meteorológicos essenciais.
No laboratório regional, a secretária conheceu os novos equipamentos adquiridos para a avaliação da qualidade da água e o atendimento a emergências ambientais, incluindo analisadores de carbono orgânico total, cromatógrafo de íons e sistema de análise de toxicidade aguda.
“A modernização das estações e dos laboratórios da Cetesb é mais do que um avanço técnico — é uma resposta concreta às demandas ambientais do presente e uma preparação para os desafios do futuro. Estamos fortalecendo a estrutura do Estado com base em ciência, inovação e responsabilidade com a saúde da população e com os nossos recursos naturais”, afirmou a secretária Natalia Resende.
“Investir em tecnologia e inovação é fundamental para garantir um monitoramento ambiental cada vez mais eficiente e preventivo. Com essas melhorias, reforçamos a capacidade técnica da Cetesb e ampliamos nossa atuação em todo o território paulista”, afirmou Thomaz Toledo, presidente da Cetesb.
sourceCom informações do Governo de São Paulo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!