Comissão aprova regras para a instalação de outdoors em áreas urbanas e rurais

02/06/2025 - 16:08  

Leia mais

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Leia mais

David Soares recomendou aprovar projeto com alterações

Leia mais

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que regulamenta a instalação de outdoors eletrônicos em áreas urbanas e rurais. Entre outras medidas, o texto proíbe os anúncios que prejudiquem a visibilidade de sinais de trânsito, semáforos, placas de sinalização ou qualquer outro elemento para orientação de motoristas e pedestres.

Leia mais

Os anúncios devem seguir as seguintes regras, entre outras:

Leia mais
  • ser instalados de modo a não interferir no funcionamento de dispositivos de controle de tráfego, como sensores de velocidade, radares e câmeras de monitoramento;

  • não obstruir a visão de motoristas e pedestres, especialmente em trechos críticos como entradas e saídas de garagens, túneis, rotatórias e interseções;

  •  estar equipados com sensores automáticos ou sistemas de ajuste de brilho, garantindo que a luminosidade seja adequada às condições de luz ambiente.

Leia mais

Também fica proibida a instalação os outdoors em leitos de rios, cursos d'água, reservatórios, lagos e represas. Além disso, a instalação dos anúncios deve respeitar a vegetação.

Leia mais

O relator, deputado David Soares (União-SP), recomendou aprovar uma versão (substitutivo) ao Projeto de Lei 585/21, que originalmente proibia a instalação de outdoors eletrônicos às margens das vias de rolamento. O parlamentar entendeu que a iniciativa iria causar "impactos desproporcionais" ao setor publicitário e optou por estabelecer regras para esse mercado.

Leia mais

"A nova redação define parâmetros técnicos para luminosidade, localização e estrutura dos painéis, reforçando a proteção ao patrimônio ambiental e cultural, e respeitando a competência municipal para regulamentar essas matériasconforme as peculiaridades locais", justificou o relator.

Leia mais

RegulamentaçãoPela proposta, caberá aos municípios regulamentar a instalação de anúncios em áreas urbanas e rurais protegidas, visando a conciliar a preservação de sua integridade e valor histórico, cultural, estético e ambiental.

Leia mais

Em rodovias, a regulamentação caberá ao órgão competente da administração rodoviária, garantindo a segurança viária e a preservação do ambiente natural.

Leia mais

A proposta determina que a exploração publicitária em espaços públicos, a qual poderá ser precedida de licitação, deve ser revertida em benefícios à população, como equipamentos urbanos ou serviços públicos.

Leia mais

Próximos passosNa Câmara, a proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado por deputados e senadores.

Leia mais

Reportagem – Emanuelle BrasilEdição – Rachel Librelon

Leia mais

sourceCom informações da Câmara Federal dos Deputados

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carioca de Suzano Notícias