A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) quer reconhecer e premiar estudantes da rede com bom nível de competência leitora e habilidades em interpretação de texto. Para isso, realiza nos dias 25, 26 e 27 de agosto, a primeira edição da Olimpíada Interpreta SP (Olisp). A competição é aberta a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
Leia também: SP premia 122,7 mil estudantes com medalhas na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de SP
Assim como na Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (Omasp), a proposta é premiar com medalhas — de ouro, prata e bronze — 5% dos estudantes com as melhores notas de todos os municípios paulistas matriculados em escolas de tempo parcial e integral.
Na Olisp, os alunos serão desafiados a resolver questões ligadas à compreensão de diferentes linguagens e gêneros textuais. O nível de dificuldade de cada item varia de acordo com o ano ou série do aluno. O regulamento completo está publicado no site da olimpíada: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/olisp.
Os estudantes serão classificados por município ou região (no caso de São Paulo, Guarulhos e Campinas). Além dos alunos, professores, escolas e diretorias também serão premiadas. O “troféu olímpico” será entregue às diretorias regionais de ensino que atingirem 90% ou mais de participação de alunos.
“Em 2024 a Seduc-SP iniciou um projeto com o objetivo de enaltecer a conquista dos estudantes em todo estado. Temos um ciclo da matemática no primeiro semestre, com a Omasp, e outro ciclo da língua portuguesa, no segundo semestre, que, em 2025, será feito com a Olimpíada Interpreta São Paulo para estimular nossos estudantes com desafios de interpretação. Os dois ciclos têm uma grande força de engajamento, o que gera estímulos espalhados por todos os municípios, e é a partir dessa energia inicial que queremos fomentar uma cultura de olimpíadas científicas em São Paulo.”, diz o coordenador do projeto, Roberto Serra Campos Júnior.
Serão selecionados para a Fase II da Olisp 30% dos estudantes, de acordo com o ano/série e o município, que tiveram as maiores pontuações nas questões de língua portuguesa na Prova Paulista do 2º bimestre, que será aplicada entre os dias 9 e 18 de junho. A divulgação dos classificados para a Fase II está prevista para acontecer em até dez dias úteis após o fim da última aplicação da Prova Paulista. As cerimônias com entrega das medalhas estão agendadas para novembro.
sourceCom informações do Governo de São Paulo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!