Em 2 anos, Detran-SP recicla 2,3 mil toneladas de papel e doa arrecadação ao Fundo Social

A transformação digital pode ser também ambiental. Como efeito da substituição do suporte de papel pelo ambiente virtual, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) eliminou, desde 2023, 460 mil caixas de documentos, num total de 2.300 toneladas ou 64.400 metros lineares de folhas que seguiram para a reciclagem e não terão reposição na autarquia.

Leia mais

O impacto da despapelização é claro: para produzir e repor toda a quantidade de papel que seguiu para a reciclagem – cerca de 76 milhões de folhas relacionadas a documentos agora digitalizados –, seriam necessários 57.500 m² de floresta, área maior que a do Parque Trianon (48.600 m²) e equivalente a oito campos de futebol. Seria preciso derrubar 5.750 árvores, capazes de, juntas, remover mais de 120 toneladas de CO₂ do ambiente por ano.

Leia mais

A quantidade também equivale a 2,17 milhões de litros de água ou 217 caixas d’água de 10.000 litros. A produção de uma única folha de papel consome tanta energia quanto uma lâmpada LED de 10 watts acesa por 20 minutos — 0,0033 kWh. O total eliminado pelo Detran-SP, então, representa 1.084 kWh, o suficiente para abastecer 10 residências ou 108 lâmpadas de 10kWH por um mês.

Leia mais

Além do impacto ambiental, a transformação digital ainda pode ser social: o valor arrecadado com a venda da papelada para a reciclagem é repassado ao Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSP), órgão responsável por desenvolver programas sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade social ou por prestar apoio a organizações sociais e municípios pela oferta de cursos de capacitação profissional e oferta de ajuda humanitária. Nos últimos dois anos, o montante chegou a R$ 316.367,00. 

Leia mais

E a despapelização segue em curso: a cada descarte de caixas de papel, o Detran-SP publica um registro no Diário Oficial do Estado. Na última segunda-feira (2), por exemplo, foi anunciada a eliminação de 6.790 caixas apenas nas dependências do Detran-SP em Campinas – veja o edital aqui. Havia também editais de descarte em Jaguariúna (302 caixas), Hortolândia (653), Indaiatuba (712), Paulínia (768), Valinhos (1.394), Monte Mor (1.485) e Sumaré (3.090).  

Leia mais

Multa online

Outra frente de transformação digital e de eliminação de papel se dá na fiscalização, realizada em parceria com a Polícia Militar e agora também com a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Há um ano, o antigo talão de multas em papel deu lugar ao talonário eletrônico. A economia resultante da troca chega a R$ 6 milhões ao ano para o Detran-SP, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Leia mais

Entre os benefícios do talonário digital para o condutor está a possibilidade de agilizar tanto um recurso contra uma infração, como adiantar o pagamento da multa com desconto de até 40%, por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Já para o responsável por autuar o motorista e lavrar a infração, o novo talonário traz a vantagem de possibilitar a pesquisa, durante a própria abordagem, sobre o veículo (informações como bloqueios, restrições ou alertas de roubo ou furto) e o condutor (dados da CNH).

Leia mais

Aplicativo que pode ser baixado e usado no celular, o talão eletrônico é conectado aos sistemas estadual e nacional de dados. De fácil manuseio, ainda previne erros de preenchimento, falta ou repetição de informações na autuação, uma vez que memoriza dados de veículo e condutor já anotados anteriormente.

Leia mais

sourceCom informações do Governo de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carioca de Suzano Notícias