Feira do Câmara na Rua mostra trabalho do Legislativo para população da zona oeste

Localizado na região do Butantã, na zona oeste da capital paulista, o CEU (Centro Educacional Unificado) Uirapuru teve um dia diferente. Neste sábado (28/6), a unidade sedia a 4ª edição do Câmara na Rua, projeto de aproximação entre o Legislativo paulistano e a população, especialmente comunidades periféricas. A iniciativa busca promover o diálogo aberto sobre demandas locais, apresentar o trabalho da Câmara de São Paulo e ouvir a sociedade.

Leia mais

E uma das formas de expor o Legislativo é a Feira Interativa, espaço com estandes temáticos nos quais servidores e funcionários apresentam os diferentes setores da Casa. A população que compareceu ao CEU Uirapuru teve a oportunidade de saber mais sobre as atividades do Plenário, comissões, Ouvidoria, Biblioteca e Centro de Memória, Escola do Parlamento, Parlamento Jovem, entre outros.

Leia mais

Um destaque foi a Procuradoria Especial da Mulher, criada em março de 2025 com o objetivo de fiscalizar o Executivo em relação às políticas de gênero para as mulheres paulistanas. “Esse novo espaço na Câmara tem a função principalmente de conscientizar, receber as pessoas, orientar as mulheres e promover a igualdade de gêneros”, explicou Leandra Cruz, servidora da Câmara responsável por apresentar o órgão na Feira Interativa.

Leia mais

“Qualquer espaço que você encontre acolhimento é importante, principalmente para a mulher, que sofre ao longo da história discriminação. Então, na Procuradoria da Mulher você encontra mais um ponto de apoio para ter forças e conseguir essa promoção, essa igualdade”, completou.

Leia mais

Um dos participantes do evento foi Pedro Duduch, presidente da Equoterapia Transformar. Ele observou que a zona oeste tem recebido investimentos na saúde, como o recém-inaugurado Centro TEA Paulista, na Vila Leopoldina. Porém, ainda há demandas no setor. “Principalmente dar atenção para esse pessoal da minha área, que é a área dos autistas e das crianças que precisam de reabilitação, trazendo lugares para as pessoas serem atendidas”.

Leia mais

Em relação à feira, Duduch pontuou que a Biblioteca foi o que mais chamou sua atenção. “Eu gosto muito dessa área e ver que a Câmara tem um acervo muito bem feito, muito bem catalogado, é interessante saber”, comentou.

Leia mais

Outro participante do Câmara na Rua foi Mario Souza, presidente da Associação Grupo de Assistência Social Bom Caminho. Entre outros pontos, ele elogiou o projeto. “Eu acho que é o momento da proximidade com a população, com os munícipes, para que possam falar das suas demandas, das suas problemáticas”, afirmou.

Leia mais

Os estandes do Parlamento Jovem e da Procuradoria da Mulher foram os destacados por Souza na Feira Interativa. “Nós temos um grupo de 70 mulheres que passaram por abuso, por violência, e elas não têm um espaço para serem assistidas, até pelo medo de se expuserem. Então, achei legal ter um espaço para elas. E um espaço para o jovem também, que vai conduzir a nossa sociedade de amanhã”.

Leia mais

Já para o subprefeito do Butantã, Gilberto Regueira Alves Laranjeira, iniciativas como o Câmara na Rua contribuem para a melhoria do atendimento das demandas da população. “É muito importante a sociedade civil, junto com Legislativo, ter um encontro muito caloroso, mas, ao mesmo tempo, muito saudável, até para o nosso prefeito tomar ciência de todas as necessidades não só do Butantã, mas também de outras regiões”.

Leia mais

Expositor no estande da Biblioteca e Centro de Memória, Mateus Novaes, do Arquivo Geral da Câmara, agradeceu a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido no Legislativo. “A equipe da Secretaria de Documentação, a Biblioteca e o Arquivo guardam a memória da cidade de São Paulo, guardam o debate da cidade de São Paulo, todas as polêmicas, tudo de bom que foi feito aqui. A importância é essa, conhecer a cidade de São Paulo”.

Leia mais

Ele também fez um convite. “Quem quiser conhecer a cidade de São Paulo pode dar um pulo na Biblioteca, na Documentação, no Arquivo, que está lá, bem guardado e disponível para quem quiser conhecer e pesquisar”, pontuou.

Leia mais

Anfitrião do evento, o vereador Thammy Miranda (PSD) reforçou a importância de aproximar o Legislativo da sociedade. “A gente tem que estar mesmo no local onde as pessoas vivem, onde elas moram, onde elas têm o dia a dia delas, para que possamos estar com os olhos atentos no que elas passam, para que a gente possa trazer soluções para essas pessoas”.

Leia mais

Na mesma linha se manifestou o presidente da Câmara de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO). “Nós começamos, por São Miguel, passamos por Parelheiros, passamos por Perus e hoje estamos aqui no Butantã, no CEU Uirapuru. Isso mostra que essa cidade-país, essa cidade-estado precisa que a gente fique mais perto da população”, ressaltou.

Leia mais

Confira o álbum de fotos, disponível no Flickr da CMSP. Crédito: Douglas Ferreira | REDE CÂMARA SP

Leia mais

Leia mais

 

Leia mais

source

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carioca de Suzano Notícias