Relacionadas
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou, nesta segunda-feira (2/6), em Montes Claros, o programa Encontro das Águas, uma iniciativa ampla e integrada para enfrentar os desafios da seca e da escassez hídrica no semiárido mineiro.
O programa mobiliza o Governo de Minas, por meio da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec), o Poder Legislativo, a sociedade civil e mais de 30 instituições em uma governança colaborativa e integrada que conta com mais de R$ 600 milhões em investimentos.
Com ações que vão desde o transporte de água potável até o incentivo à agricultura familiar, o programa inclui modernização de contratos e busca promover dignidade, segurança hídrica, desenvolvimento social e preservação ambiental para municípios das regiões do Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
A iniciativa é um componente estratégico do Plano Estadual de Enfrentamento à Seca e Estiagem 2025-2031, que articula projetos estruturantes e ações emergenciais para reduzir os impactos da estiagem e fortalecer a resiliência das comunidades do semiárido.
Integração
Entre as principais ações, está, por meio da Copasa, a Operação Pipa, que leva água potável a comunidades afetadas, priorizando escolas, unidades de saúde e outras estruturas essenciais.
A companhia também atua por meio do Programa Universaliza Minas, com o objetivo de universalizar serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas zonas rurais e urbanas de baixo adensamento populacional nos municípios onde atende.
“É um orgulho para nós da Copasa e Copanor contribuirmos com o governador em mais essa iniciativa ampla e integrada para avançar no desenvolvimento do semiárido. O Universaliza Minas vem somar esforços junto ao governo para garantir segurança hídrica a essa população”, afirmou o presidente da Copasa, Fernando Passalio.
O Programa Água Doce, coordenado pela Cedec e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), viabiliza sistemas de dessalinização em áreas que dependem de água salobra. Para 2025, estão previstos 33 novos sistemas no estado.
Na área do desenvolvimento rural, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) cria núcleos agrícolas com infraestrutura e moradias para fixar jovens no campo, por meio do Projeto Agrovila. Já o Irriga Minas distribui kits de irrigação para fortalecer a produção local e garantir segurança alimentar.
Também fazem parte da iniciativa ações como a instalação de cisternas para captação de água da chuva, preservação de nascentes, monitoramento da qualidade da água e educação ambiental, sempre com foco na sustentabilidade e no uso eficiente dos recursos.
Além disso, estão previstas medidas de assistência humanitária, como a distribuição de cartões emergenciais, kits de auxílio e apoio direto à agricultura familiar, por meio de programas como o SOS Águas, do Serviço Social Autônomo (Servas), e o Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).
source
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!