Governo de SP lança edital para distribuir kits de planejamento agroflorestal

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) abriu o edital de chamamento público para distribuição do Kesaf – Kit Elaborador de Sistemas Agroflorestais, uma ferramenta didática que auxilia no planejamento de áreas com sistemas agroflorestais (SAFs) baseados em espécies nativas da Mata Atlântica.  A distribuição dos kits é gratuita.  

Leia mais

LEIA TAMBÉM: SP lança manual para apoiar agricultores que combinam cultivo de alimentos e reflorestamento

Leia mais

As inscrições devem ser feitas até 8 de julho exclusivamente por meio do formulário online. O edital está disponível na íntegra no site da Semil: clique aqui para acessar (https://semil.sp.gov.br/sma/sistemas-agroflorestais/)  

Leia mais

Podem participar do chamamento instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que atuem diretamente com assistência técnica rural, agroecologia, agricultura familiar ou projetos de restauração ecológica. A seleção será baseada no histórico de atuação, número de pessoas beneficiadas e abrangência territorial.   

Leia mais

LEIA TAMBÉM: SP Águas fará acompanhamento técnico de plano para drenagem dos municípios da Baixada Santista

Leia mais

O Kesaf foi desenvolvido pelo grupo LabDesign, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), com o apoio técnico da Embrapa Meio Ambiente e de outras instituições. O kit traz uma base de madeira e peças que representam espécies nativas com diferentes funções ecológicas e produtivas, como frutíferas, adubadeiras, madeireiras etc.  

Leia mais

O material permite montar arranjos agroflorestais considerando diferentes extratos e ciclos de vida, ajudando produtores, técnicos e comunidades a visualizarem melhor o desenho das áreas produtivas antes do plantio. O Kesaf também acompanha um manual com orientações de uso e fichas sobre as espécies representadas.  

Leia mais

Para Neide Araújo, coordenadora do projeto, o kit fortalece o papel da agrofloresta como estratégia para restaurar áreas degradadas e promover produção sustentável: “A proposta do Kesaf é democratizar o planejamento agroflorestal com uma ferramenta prática, acessível e baseada em ciência. O desenvolvimento foi possível graças a uma rede qualificada de parceiros, o que garantiu uma abordagem técnica e ao mesmo tempo aplicada”, afirma.

Leia mais

sourceCom informações do Governo de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carioca de Suzano Notícias