Milhares de ativistas marcham a Gaza para romper bloqueio de Israel

Enquanto a coalizão de marcha da Flotilha da Liberdade navegava o Mediterrâneo a caminho da Faixa de Gaza para romper o bloqueio de Israel, organizações sociais e ativistas de dezenas de países se articulavam para iniciar a Marcha Global Para Gaza. Os organizadores esperam reunir milhares de manifestantes de organizações sociais de 51 países.  

Leia mais

“A Marcha Global para Gaza é um movimento cívico, apolítico e independente. Não representamos nenhum partido político, ideologia ou religião. Representamos o povo, em toda a sua diversidade e humanismo”, diz o perfil da organização na internet.

Leia mais

A Marcha Global prevê se reunir no dia 12 de junho no Cairo. Da capital egípcia, os manifestantes viajarão de ônibus até a cidade de Al-Arish, na Península do Sinai. De lá, devem marchar a pé por três dias até Rafah, cidade ao sul de Gaza. Espera-se chegar à fronteira no dia 15 de junho.

Leia mais

Nesta segunda-feira (8), após a prisão dos ativistas da Flotilha da Liberdade por Israel, comboios de ativistas do magreb africano saíram da Argélia e da Tunísia com destino ao Cairo, no Egito. As caravanas do Norte da África, apelidadas de Soumoud, que significa “firmeza” em árabe, esperam ainda reunir manifestantes da Líbia, Marrocos e outros países da região. 

Leia mais

São esperados manifestantes das mais diversas partes do mundo, como Canadá, Estados Unidos (EUA), Espanha, Turquia, Alemanha, Grécia, Africa do Sul, Malásia e Brasil.

Leia mais

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Leia mais

A brasileira Adriana Machado, membro do Partido da Causa Operária (PCO), está em Paris e vai pegar um avião para o Cairo nos próximos dias. Ela contou à Agência Brasil que eles ainda não sabem como o governo do Egito vai reagir à mobilização internacional.

Leia mais

“A gente acorda todo dia com imagens de crianças sendo mortas em Gaza e não podemos ficar em silêncio. Essa Marcha é resultado de uma organização mundial que quer lutar contra o imperialismo e o sionismo, que cometem esse genocídio e tem o apoio da imprensa capitalista que não mostra direito que está acontecendo”, protestou Adriana.  

Leia mais

A meta da marcha é, assim como a dos ativistas da Flotilha da Liberdade, romper o cerco de mais de três meses de Israel contra Gaza, impondo a fome a uma população de mais de 2 milhões de palestinos. Segundo informa a ONU, cerca de 3 mil caminhões com ajuda humanitária se acumulam na fronteira com o Egito.  

Leia mais

A organização não governamental (ONG) dos EUA Vozes Judaicas Pela Paz (Jewish Voice for Peace, em inglês), críticos da guerra em Gaza, convocam apoiadores a se juntarem à Marcha Global para Gaza.

Leia mais

“A situação em Gaza é insuportável e governos e organismos internacionais falharam em intervir para fazer justiça ao povo palestino. Portanto, precisamos fazer isso nós mesmos. Uma congregação internacional se reunirá em 15 de junho no Egito e seguirá em direção à fronteira com Rafah”, diz comunicado da ONG.

Leia mais

 

Leia mais

sourceCom informações da Agência Brasil

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carioca de Suzano Notícias