Projeto reforça obrigatoriedade de ensino de história africana e afro-brasileira nas escolas

04/06/2025 - 16:03  

Leia mais

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Leia mais

Camila Jara, autora da proposta

Leia mais

O Projeto de Lei 4340/24 prevê medidas para garantir a implementação, nas redes de ensino pública e privada, do estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil. Entre outros pontos, o texto prevê a formação continuada de professores e o aperfeiçoamento de material didático sobre o tema.

Leia mais

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/10), que determina a obrigatoriedade do ensino dessa temática no currículo escolar.

Leia mais

Os autores do projeto – a deputada Camila Jara (PT-MS), o deputado Duarte Jr. (PSB-MA) e outros três parlamentares –  afirmam que, apesar de previsto na lei, o ensino da história africana e afro-brasileira carece da parceria financeira e técnica de estados e do governo federal para ir além da celebração de datas comemorativas e se consolidar como parte do conteúdo escolar ao longo do ano.

Leia mais

"A proposição, portanto, busca estabelecer uma rede de agentes de governança, que funcione como articuladores entre as esferas de governo e com a sociedade civil, especialmente as universidades, com a função de disseminar saberes", justificam os autores.

Leia mais

Formação continuadaPela proposta, caberá ao Executivo estadual e ao municipal promover a formação continuada de profissionais da educação e o aperfeiçoamento dos processos deescolha e distribuição de materiais didáticos e literários que darão suporte àtransmissão destes conteúdos.

Leia mais

O texto também determina que a implementação do ensino das disciplinas seja avaliada por meio de plano de metas.

Leia mais

Por fim, a proposta obriga as escolas públicas e privadas a adotar protocolos deidentificação e respostas à discriminação racial ou étnico-racial.

Leia mais

Próximos passosA proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Educação; de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais

Depois que passar pela Câmara, o projeto seguirá para votação no Senado.

Leia mais

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Leia mais

Reportagem – Emanuelle BrasilEdição – Pierre Triboli

Leia mais

sourceCom informações da Câmara Federal dos Deputados

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carioca de Suzano Notícias