O Governo de São Paulo está promovendo, em missão internacional na Europa, o primeiro túnel imerso do Brasil, que será construído entre os municípios de Santos e Guarujá. O projeto adota uma tecnologia consagrada internacionalmente, aplicada em países como Holanda, Japão, China e Coreia do Sul.
A estrutura terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, e utilizará o método de túnel imerso, alternativa moderna aos modelos tradicionais de escavação profunda ou pontes suspensas.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP apresenta megaobra do túnel Santos-Guarujá em roadshow europeu
Diferente dos túneis escavados – como os usados no metrô – o túnel imerso será formado por módulos de concreto pré-moldados, construídos em uma doca seca. Esses módulos serão então transportados por flutuação até o local, onde serão submersos com precisão, encaixados no leito do canal e ancorados com camadas de lastro.
A escolha por esse método levou em conta uma série de fatores técnicos e operacionais.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança edital do Túnel Imerso Santos-Guarujá em parceria com a União
O solo da região, composto por argilas moles e sedimentos fluviais, não oferece a estabilidade necessária para escavações profundas. Além disso, a construção de uma ponte foi descartada por restrições impostas pela Base Aérea de Santos e pelo tráfego intenso de navios no canal portuário.
O túnel imerso também oferece vantagens ambientais e urbanas. Exige menos desapropriações, tem obra mais rápida e reduz os impactos na paisagem e no entorno urbano.
Do ponto de vista de operação e manutenção, a solução também é mais eficiente. O modelo tem menor custo ao longo do contrato de concessão e oferece acesso facilitado para manutenção técnica, quando necessário.
O projeto inclui três faixas por sentido, sendo uma adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e uma galeria central exclusiva para pedestres e ciclistas, equipada com sistemas de ventilação, iluminação e segurança.
LEIA TAMBÉM: Primeiro túnel imerso do Brasil: veja como será a construção da ligação Santos e Guarujá
A estrutura contará com sistemas avançados de monitoramento em tempo real, controle inteligente de tráfego e mecanismos integrados de segurança, garantindo operação contínua e eficiente em qualquer situação.
A adoção do modelo de túnel imerso marca um avanço tecnológico inédito no Brasil e poderá servir de referência para futuros projetos em regiões costeiras com características similares. O Túnel Santos-Guarujá reafirma o papel do Estado de São Paulo na liderança da engenharia de infraestrutura na América Latina.
sourceCom informações do Governo de São Paulo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!