Vale do Paraíba alcança 5.727 carteiras para identificação da pessoa autista

A região do Vale do Paraíba alcançou a marca de 5.727 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). A iniciativa do Governo de São Paulo serve para o reconhecimento da pessoa com TEA em serviços públicos e privados, facilitando o atendimento a esse público. Ao todo, o Estado de São Paulo já emitiu 107 mil CipTEA desde 2023.

Leia mais

Somente em 2025, foram 1.083 carteiras emitidas. Em São José dos Campos, a emissão de CipTEA vem aumentando. De 2023 para 2024, o número de carteiras para pessoas com autismo foi de 1.797 para 2.847, um aumento de 58,4%.

Leia mais

LEIA TAMBÉM: Registro alcança 713 carteiras para identificação da pessoa autista

Leia mais

CipTEA

Leia mais

A Carteira de Identificação para Pessoas com TEA é uma iniciativa da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Governo Digital do Governo de São Paulo.

Leia mais

Com ela, o Estado de São Paulo se torna mais inclusivo, com serviços readequados e políticas públicas que dão visibilidade à população com deficiência. A CipTEA traz mais segurança às pessoas com TEA, que poderão ser facilmente compreendidas e auxiliadas em um momento de necessidade.

Leia mais

LEIA TAMBÉM: Presidente Prudente alcança 1.311 carteiras para identificação da pessoa autista

Leia mais

Centro TEA Paulista

Leia mais

A emissão da CipTEA é um dos serviços disponíveis no Centro TEA Paulista, um equipamento recém-inaugurado pelo Governo de São Paulo, por meio da SEDPcD, para atender, acolher e orientar pessoas com autismo, seus familiares e cuidadores. No mesmo endereço funcionará o novo Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, ampliando a rede de cuidado para esta população. 

Leia mais

Localizado na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, o espaço oferece atendimento terapêutico, oficinas culturais e esportivas, Polo de Empregabilidade Inclusiva, capacitações para profissionais e cuidadores, orientação sobre benefícios, apoio jurídico e social e muito mais. Também há serviço de transporte gratuito, com vans que saem de hora em hora a partir da Estação Domingos de Moraes da CPTM.

Leia mais

sourceCom informações do Governo de São Paulo

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Carioca de Suzano Notícias