Close Menu
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
What's Hot

Na última sessão ordinária do semestre, vereadores de Suzano aprovam 16 itens

Junho 28, 2026

Prefeitura de Mogi abre inscrições para passeio guiado pelo Casarão do Chá com o programa Roteiros do Patrimônio

Junho 28, 2026

Copa inicia mata‑mata neste domingo com África do Sul e Canadá

Junho 28, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
Home»São Paulo»Escolas da rede estadual de São Paulo com mais de 1.500 alunos vão triplicar equipe gestora
São Paulo

Escolas da rede estadual de São Paulo com mais de 1.500 alunos vão triplicar equipe gestora

adminBy adminDezembro 10, 2025Sem comentários4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

A partir de 2026, as escolas da rede estadual de São Paulo passarão a ter o número de gestores diretamente vinculado ao total de alunos atendidos. Quanto maior o porte da unidade, maior será o quadro de direção e coordenação pedagógica. A mudança integra um pacote de ajustes administrativos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) a fim de garantir eficiência e foco na melhora dos índices de aprendizagem. A resolução foi publicada na edição de 9 de dezembro do Diário Oficial do Estado.

LEIA TAMBÉM: Alesp aprova lei do ICMS Educação para valorizar municípios com melhores indicadores escolares

No modelo, escolas com até 200 estudantes terão a garantia de um quadro composto por, no mínimo, um diretor, um coordenador pedagógico (CGP), um gerente de organização escolar (GOE). Na faixa entre 201 e 500 alunos, a pasta prevê o reforço da equipe com um vice-diretor. A partir de 501 matrículas, o número de gestores cresce progressivamente. Em unidades com mais de 1.500 estudantes, o total de profissionais na gestão poderá chegar ao triplo do atual. Os detalhes serão regulamentados em resolução.

Outra mudança é em relação ao número de agentes de organização escolar (AOE). Todas as escolas terão, no mínimo, dois AOEs. Para as unidades de tempo parcial e integral (7 horas) serão acrescidos um agente a cada 120 alunos matriculados. Para as escolas integrais com jornada diária de 9 horas, a quantidade a mais de AOE aumenta a cada 80 estudantes. 

“O pacote de ajustes é uma resposta da Secretaria a uma demanda das próprias escolas e unidades regionais de ensino que apontam complexidade na gestão em unidades com muitos estudantes e um corpo docente extenso. Identificamos que o melhor caminho é o de rebalancear a distribuição dos gestores escolares e apoio administrativo de uma forma mais equitativa e, assim, garantir uma equipe pedagógica proporcional ao tamanho e necessidades das escolas”, explica Renato Feder, secretário da Educação de São Paulo. 

LEIA TAMBÉM: Almoço nas férias: escolas estaduais de SP estarão abertas em janeiro para oferecer refeições aos estudantes

O desenho deve alterar o perfil administrativo de cerca de metade das 5.300 escolas estaduais. As unidades consideradas de médio e grande porte terão equipes reforçadas; as de pequeno porte, com até 600 alunos, poderão ter redução de gestores. E cerca de duas mil escolas permanecerão com a equipe do mesmo tamanho.

Outra mudança será o ajuste na função dos coordenadores de gestão pedagógica por área de conhecimento (CGPAC), hoje responsável por supervisionar e organizar as ações por área de conhecimento específica, de acordo com o número de turmas, e reservado a docentes efetivos. 

A partir de 2026, o papel será do professor articulador por área de conhecimento (PAAC). A carga horária passa a ser definida pelo número de docentes, que pode chegar a seis profissionais em escolas maiores, e a vaga é aberta a qualquer professor com aula atribuída.

Projeto-piloto

Em paralelo, a Seduc-SP prepara para o próximo ano letivo um projeto-piloto para escolas com mais de 1.200 estudantes matriculados. As unidades, que aderiram ao projeto-piloto de forma voluntária, terão duas direções e equipes próprias de apoio. As selecionadas são de tempo parcial e atendem os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A maioria está localizada na região metropolitana de São Paulo, mas há interesse em outras regiões do estado.

As escolas participantes compartilharão o mesmo espaço físico, mantendo professores, estudantes e turmas já existentes. Cada parte da escola funcionará com um diretor responsável por períodos diferentes – geralmente, uma gestão pela manhã e outra à tarde e à noite. 

A escolha dos novos diretores será realizada por meio de processo seletivo interno, semelhante aos já adotados na rede estadual. O atual diretor da unidade terá preferência na escolha de qual escola deseja assumir. Também está prevista a designação de um novo profissional do quadro GOE (gerente de organização escolar) para cada unidade.

No caso dos professores, não haverá mudanças nas turmas e horários. A atribuição de aulas ocorrerá normalmente, antes da divisão, e as turmas serão mantidas conforme a distribuição atual.

“Há casos de unidades com funcionamento em três turnos, com 1.500 e, até 1.800 estudantes e cerca de 80 professores sob a responsabilidade de um único diretor. Com o projeto, queremos tornar a gestão mais eficiente e próxima de estudantes, equipe pedagógica e famílias, o que tende a refletir diretamente nos resultados de aprendizagem. Nada muda para os alunos e professores que permanecerão nas mesmas escolas em que hoje estão”, acrescenta Feder.

A publicação do decreto de criação das novas unidades escolares está prevista para janeiro de 2026.

source
Com informações do Governo de São Paulo

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Prova do Vestibular das Fatecs para o segundo semestre acontece neste domingo (28)

Junho 28, 2026

PM intensifica abordagens a motociclistas em operação contra roubos e furtos de veículos em SP

Junho 28, 2026

Rope jump, bungee jump: Governo de SP fiscaliza a prática de esportes com salto em altura

Junho 28, 2026

Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos

Junho 28, 2026

São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela

Junho 28, 2026

Cientistas propõem medidas para conter avanço de fungos resistentes a medicamentos

Junho 27, 2026
Leave A Reply Cancel Reply

Editors Picks

Na última sessão ordinária do semestre, vereadores de Suzano aprovam 16 itens

Junho 28, 2026

Prefeitura de Mogi abre inscrições para passeio guiado pelo Casarão do Chá com o programa Roteiros do Patrimônio

Junho 28, 2026

Copa inicia mata‑mata neste domingo com África do Sul e Canadá

Junho 28, 2026

Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo

Junho 28, 2026
Advertisement
© 2026-Carioca de Suzano - Todos os direitos reservados..
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
Go to mobile version