09/07/2024 – 15:07  

Tony Oliveira/Agência Brasília

Brasil está mal colocado em levantamentos internacionais sobre alfabetização

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados cancelou o debate que faria nesta terça-feira (9) sobre os desafios da alfabetização no Brasil. O debate atendia a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e ainda não foi remarcado.

“A alfabetização da população brasileira é um grande problema. Ainda existem muitos brasileiros que não são capazes de ler e escrever corretamente, apesar dos esforços realizados ao longo dos anos”, afirma Ferreira, acrescentando que isso compromete o desenvolvimento do país como um todo.

Comparação
Dados do Pirls (sigla em inglês para Progress in International Reading Literacy Study) sobre alfabetização mostram que, em 2021, o Brasil ficou à frente de apenas da Jordânia, do Egito, do Marrocos e da África do Sul. O levantamento avaliou dados de 65 países e regiões.

“Países como Azerbaijão e Uzbequistão conseguiram resultados melhores que os do Brasil. Já os melhores desempenhos foram aferidos em Singapura, Irlanda e Hong Kong”, informa Ferreira.

O deputado lembra que, por ter sido realizado em 2021, o levantamento reflete impactos da pandemia de Covid-19 e do consequente fechamento de escolas.

“Nesse mesmo sentido, no Pisa 2022 o Brasil apresentou um desempenho médio de 379 pontos em matemática. A pontuação é inferior à média do Chile (412), Uruguai (409) e Peru (391)”, compara.

Da Redação – ND

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Com informações da Câmara Federal dos Deputados

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