Antes de dar espaço aos Estados-membros da ONU, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, deve falar na abertura do evento, bem como o presidente da 79ª Sessão da Assembleia Geral, Philemon Yang.
Agenda dos Debates Gerais
Também seguindo os protocolos, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é aguardado na sequência do discurso brasileiro. Ainda na terça-feira, os chefes de Estado de Moçambique e de Angola devem discursar na parte da tarde.
Os discursos seguem até a próxima segunda-feira, 30 de setembro, com o representante da Coreia do Norte sendo o último a falar.
Entre os discursos mais aguardados estão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na manhã de quarta-feira, e do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, previsto para quinta-feira. No entanto, segundo a imprensa, devido com a escalada de tensões com o Hezbollah, Netanyahu teria adiado sua vinda e deve discursar durante o final de semana.
Entre os lusófonos, quarta-feira será a vez de Cabo Verde e Guiné-Bissau. Quinta-feira são aguardados os representantes de São Tomé e Príncipe e Portugal. Timor-Leste será o último país de língua portuguesa a discursar, previsto para tarde de sexta-feira.
source
Com informações da ONU