No levantamento estimulado, o candidato à reeleição pelo PL, Delegado Eduardo Boigues, aparece isolado à frente com 80% das intenções de voto. Na sequência, Fabiano do PT, Adriana do Hospital e Armando da Farmácia empatam tecnicamente, com 3%, 3% e 1%, respectivamente. Foram ouvidos 800 entrevistados entre os dias 20 e 21 de setembro. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número SP-04356/2024.
Confira abaixo a matéria na íntegra (*)
Na segunda-feira, dia 23 de setembro, foi divulgada pesquisa para prefeito de Itaquaquecetuba, encomendada pela Record. O levantamento realizado pelo instituto Real Time Big Data ouviu 800 entrevistados entre os dias 20 e 21 de setembro. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04356/2024.
Os números mostram o candidato do Partido Liberal (PL), Delegado Eduardo Boigues, isolado na liderança com 80% das intenções de voto no levantamento estimulado, quando uma lista com os possíveis candidatos é apresentada aos eleitores.
O caminho para a possível reeleição do prefeito Eduardo Boigues (PL) também fica demonstrado no cenário espontâneo – quando o entrevistador não cita os nomes dos candidatos -, onde o delegado aparece com 52% das intenções de voto.
Confira o demonstrativo completo dos cenários estimulado e espontâneo:
Estimulada
- Delegado Eduardo Boigues (PL) – 80%
- Fabiano do PT (PT) – 3%
- Adriana do Hospital (PDT) – 3%
- Armando da Farmácia (Solidariedade) – 1%
- Nulo e Brancos – 7%
- Não sabem (NS) ou não responderam (NR) – 6%
Espontânea
- Delegado Eduardo Boigues (PL) – 52%
- Adriana do Hospital (PDT) – 1%
- Edson Moura – 1%
- Outros – 4%
- Nulo e Brancos – 7%
- Não sabem (NS) ou não responderam (NR) – 35%
Possibilidades de votos
Dos que responderam à pesquisa, 50% disseram votar com certeza em Delegado Eduardo Boigues. Outros 27% relataram que poderiam votar no candidato. Segundo o levantamento, 20% afirmaram que não votariam nele, e 3% disseram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Segundo o levantamento, 2% afirmaram que votariam com certeza em Fabiano do PT e outros 18% disseram que poderiam votar nele. 52% dos entrevistados relataram que não votariam no candidato, e 28% disseram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Ainda na pesquisa, 1% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em Adriana do Hospital, e 11% afirmaram que poderiam votar nele. Já 38% relataram que não votariam no candidato, e 50% que não o conhecem o suficiente para opinar.
Aprovação da gestão
O prefeito Eduardo Boigues aparece com 82% de aprovação do eleitorado e 13% de desaprovação. Segundo o levantamento, 5% não souberam ou não responderam.
Candidato a vice
O candidato a vice-prefeito na chapa do Delegado Rogério Boigues é Rogério Tarento (PSD).
(*) Jornalista Osvaldenir Stocker para Imprensa Oficial PL-SP, com informações de matéria publicada no portal de notícias R7, em 23 de setembro de 2024.