Alunos do curso de Direito vivenciaram, na prática, as etapas de um julgamento
A Universidade Guarulhos (UNG), campus Itaquaquecetuba, realizou, na última segunda-feira (30), no Anfiteatro da Instituição de Ensino Superior, o Júri Simulado dos personagens fictícios Homem-Aranha e Duende Verde. A dinâmica faz parte do *Ser Experience, metodologia de ensino do Sistema de Aprendizagem Ubíqua, ao qual os alunos vivenciam na prática, todas as etapas de um julgamento.
O aluno do oitavo semestre do curso de Direito da UNG, José Henrique Filho, com deficiência visual, conduziu o processo demonstrando que a limitação não interfere. Durante a atividade, demais estudantes da Universidade Guarulhos apresentaram teses de defesa e acusação. Já o júri popular foi composto por acadêmicos de outras instituições de ensino Superior e alunos do Ensino Médio. O público participou ativamente da experiência ao ocupar o papel de jurado, tornando o evento ainda mais interativo e envolvente.
O coordenador do curso de Direito da UNG, Sérgio Ruiz, destacou que o Júri Simulado ofereceu uma experiência completa do processo judicial. “Na simulação, nossos alunos tiveram a oportunidade de praticar competências novas e desafiadoras. Já os visitantes puderam acompanhar de forma detalhada o funcionamento de um Tribunal do Júri, além de compreender o papel de cada profissional envolvido”, explicou.

