08/11/2024
Evento teve por objetivo promover a articulação entre gestores para compartilhamento de informações relacionadas aos desafios dos municípios
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano participou na última terça-feira (06/11) do 1º Encontro Metropolitano de Gestores do Cadastro Único (CadÚnico), que foi realizado no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, localizado na Praça Ramos de Azevedo, 254, no centro histórico da capital paulista. O evento teve por objetivo promover o alinhamento de soluções destinadas ao aprimoramento dos serviços ofertados à sociedade, a partir da melhoria do processo de cadastramento dos moradores que buscam benefícios sociais.
Suzano foi representada pelo titular da pasta, Geraldo Garippo; pela coordenadora do CadÚnico no município, Cintia Barros Lima; e pela assistente social Laura Chagas. O grupo se envolveu no debate em torno de três dos quatros eixos temáticos discutidos nesta oportunidade, que incluíram o financiamento das ações cadastrais, o cadastramento diferenciado, as ações de qualificação cadastral e o cadastro domiciliar obrigatório.
As questões relacionadas a cada um desses eixos farão parte de um documento que será encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Os temas levantados pelos participantes fazem referência, entre outros pontos, ao atendimento das pessoas em situação de rua, no qual houve consenso quanto à necessidade de ajustar os mecanismos que possam apresentar dados mais precisos dessa população, com o aumento das ações cadastrais e novas estratégias que permitam a identificação de informações relacionadas a elas nos sistemas de busca.
Outros apontamentos trazidos no encontro se relacionam à necessidade de verificação das informações passadas pelos usuários, visto que muitas vezes o número de pessoas relatadas nos cadastros não correspondem à quantidade de munícipes que vivem nas residências, conforme é atestado pelos entrevistadores sociais no momento das visitas. Neste contexto, também foi reforçado pelos profissionais a importância de um uniforme padrão destes entrevistadores nos diferentes municípios, uma vez que, em alguns deles, a falta de identificação cria resistência para o acesso às moradias.
Vale ressaltar que Suzano tem um Painel de Informações Sociais do Cadastro Único (CadÚnico), lançado em 28 de junho, que apresenta os dados sobre o trabalho desenvolvido na cidade, cujos resultados podem ser conferidos pelo endereço eletrônico “http://tinyurl.com/smadspis2024”.
O secretário Geraldo Garippo destacou que as discussões em torno do CadÚnico são muito importantes para a melhoria do atendimento da população. “É fundamental que possamos ter acesso aos dados precisos de todos os moradores que necessitam dos serviços da Assistência Social. Assim, podemos oferecer um trabalho adequado para cada realidade, prevendo os recursos e a estrutura indicada para as demandas existentes nas diferentes regiões da cidade”, avaliou o titular da pasta.