Várias ações estão sendo realizadas como a distribuição de hipoclorito de sódio; telas para caixas d’água, panfletos informativos e até a presença de uma “mosquita” da dengue para interagir com o público e moradores das regiões atendidas. Ferraz aderiu à Semana Estadual que está sendo realizada em vários municípios do Estado de São Paulo.
As ações estão sendo realizadas na Praça da Independência, no centro de Ferraz e também em três favelas do município: Favela dos Sonhos, Favela Itajuíbe e Favela das Indústrias. As ações envolvem a abordagem dos moradores por parte dos Agentes de Controle das Endemias (ACEs) para realizar ações educativas.
O morador abordado no centro é convidado a participar de um quizz retirando algumas perguntas de uma caixa e tentando adivinhar se é “fato” ou “fake”. Se acertar, o morador ganha um kit de panfleto, com gibi e pirulito.
A equipe do Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Ferraz encontrou fragilidades nas comunidades localizadas nos bairros Favela dos Sonhos, Favela Itajuíbe e Favela das Indústrias, regiões com problemas em relação à falta de saneamento básico (água encanada), além do armazenamento incorreto de água para todos os fins domiciliares. Por isso, estas regiões foram escolhidas para esta ação especial.
–Texto: Cristina Gomes – MTB: 26.802/SP/Secom Ferraz.
Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz.