Em sessão ordinária nesta terça-feira, 19, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Requerimento n. ° 155/2024, que concede “Votos de Aplausos e Congratulações” à atleta de taekwondo Letícia Mei Yazawa, de 14 anos, pela vitória na Copa do Brasil Freestyle de Taekwondo, realizada em novembro. O tributo à jovem lutadora é de autoria do vereador Policial Maurino (Pode).
Letícia estreou no esporte em 2021 a convite do mestre Marcelo Yamashita, faixa preta 6° dan e técnico da seleção brasileira de “poomsae” — sequências de socos e chutes com um estilo mais livre. Primo direto da mãe de Letícia, mestre Marcelo Yamashita incentivou fortemente a garota a começar no taekwondo
Desde os 7 anos, ela já praticava ginástica artística, demonstrando grande habilidade em acrobacias e flexibilidade. Essas qualidades despertaram o interesse do mestre Yamashita na jovem lutadora para a prática das modalidades “Freestyle” e “Poomsae” de taekwondo.
Em outubro do ano passado, Letícia conquistou a primeira medalha de ouro no “Freestyle”.
No Grand Slam, em São Paulo, em junho, ela ganhou ouro em “Freestyle” e bronze em “Poomsae”.
No final de junho, na Copa AMT, em Ferraz de Vasconcelos, Letícia consagrou-se campeã tanto em “Freestyle” como em “Poomsae”. Em agosto, na Copa São Paulo, novamente alcançou o ouro em “Freestyle” e o bronze em “Poomsae”. Já em setembro de 2024, no Campeonato Brasileiro, a jovem conquistou o título de campeã brasileira na categoria “Freestyle”.
A modalidade “Freestyle” será incluída nos Jogos Olímpicos de 2028, o que é uma motivação adicional para Letícia, que sonha em competir em nível internacional.