Acontece nessa terça, 26/11, das 18h30 às 20h30, no Sesc Mogi, um bate-papo com três lideranças de base comunitária do litoral sul de São Paulo, trazendo as possibilidades de organização e mobilização de grupos da comunidade para impulsionar estas ações na região . Estarão no Encontro:
Turismo de Base Comunitária Cota 200 – Cubatão
Com Maria José de Araújo Silva
Através de projetos de urbanização e gestão social realizados pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, o TBC foi introduzido nos bairros Cotas. O projeto visa à organização comunitária estando implementando desde 2013 e vem adquirindo visibilidade e visitantes no decorrer dos anos. No TBC participam vários projetos, como o Ateliê Arte nas Cotas, o Projeto Cota Viva, Sabores da Serra, Com Com e o TBC.
Turismo de Base Comunitária Caruara – Santos – SP
Com Sandra Cristina Assumpção de Moraes
Foi iniciativa da Associação de Mulheres pelo Desenvolvimento Sustentável da Área Continental de Santos, recebendo visitantes que desejam conhecer a cultura local. A cultura caiçara é muito forte, sendo referência observada no trânsito de barcos e redes na comunidade e na origem de moradores que migraram de outras regiões caiçaras do Estado. A gastronomia é importante atrativo, utilizando receitas quilombolas e caiçaras, de onde vem parte das membras da associação que são também remanescentes quilombola.
Turismo de Base Comunitária Ilha Diana – Santos – SP
Com Patrícia dos Santos
Reduto de pescadores, cultura e culinária caiçara. Na Igreja, é celebrada, anualmente, a festa em devoção ao Bom Jesus da Ilha Diana. A comunidade desenvolve o turismo de base comunitária, com gastronomia, educação ambiental e passeios de barco pelo rio e manguezal da região
Mediação de Renata Antunes da Cruz
Bióloga de formação, é Guia de Turismo há 24 anos e proprietária da Caiçara Expedições Agência de Viagens e Turismo desde 2009. No seu portfólio de produtos estão os roteiros de turismo comunitário, os quais são amplamente requisitados e frutos de um trabalho de construção, respeito e amizade com todas as comunidades.
Serviço: Bate-Papo sobre Turismo de Base Comunitária | Dia 26/11 – Terça | das 18h30 às 20h30 | 12 anos+ | Grátis
Música | Shows
Gabriela Machado – Equilibrando no Acupe
Quinta, 28/11, 20h – Grátis – 12 anos +Crédito: José Holanda
Em seu primeiro trabalho autoral, Gabriela Machado apresenta um repertório que vai do choro ao frevo, passando por maxixe, polca, valsa, baião e samba. Suas composições refletem a riqueza rítmica brasileira. Em formação de quinteto a flautista e compositora estará acompanhada de acordeon, cavaquinho,
violão de 7 cordas e bateria.
Flautista e compositora, Gabriela Machado atua na área popular e erudita, transitando tanto nas formações camerísticas quanto nas orquestrais. Atualmente está em fase de lançamento de seu projeto de músicas autorais, tendo realizado seu primeiro show solo em 2022 no projeto Instrumental Sesc Brasil.foto: acervo do Grupo Cordão Sucatas Ambulantes
Caras e Caretas para espantar a Caramunha
Samba de Bumbo
Com Cordão Sucatas Ambulantes
Domingo, 01/12, 16h, Grátis – Livre
Na intervenção o público será convidado a desfilar, brincar e se divertir com os bonecos cabeçudos animados pelo som grave do Samba de Bumbo, expressão artística cultural de matriz Bantu, reconhecida como patrimônio imaterial do estado de São Paulo.
Circo e Teatro | Espetáculos Gratuitos
Entre Truques e Poemas
Com Casca Trupe
Sábado, 30/11, 16h, Grátis – Livre
Dois artistas itinerantes montam e organizam suas parafernalhas para apresentarem seu show de circo! O Casca Fina está pronto e ensaiado para demonstrar as habilidades da trupe. No entanto, Casca Grossa quer declamar poesias. Agora, precisam decidir: truques ou poemas? Apesar da confusão, a plateia decide a próxima atração!
Boa noite, Boa Vista
Com Eduardo Mosrri
Sábado, 30/11, 19h, Grátis – 12 anos +
Ingressos Grátis uma hora antes do Espetáculo. Limite sujeito à capacidade local!Crédito: Soraia Costa
Um ator faz uma viagem-intervenção a Roraima, conhece a realidade das pessoas em situação de refúgio, cria um diário de bordo e o abre ao público. Com uma dramaturgia inédita, o intérprete faz uso dessa experiência vivida para falar de temas como ancestralidade, xenofobia, empatia e vida.
O ator, em um palco totalmente vazio. Nas mãos, um diário de bordo. Nas palavras, histórias de vida. E um convite ao público: embarcar em uma jornada pelas narrativas de refugiados que desembarcam no Brasil buscando nada além de sobrevivência.
Eduardo Mossri nasceu em São Paulo, capital, mas viveu grande parte da vida em Mogi das Cruzes. Ator, bacharel em Interpretação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), tem uma carreira firmada no teatro com mais de 20 montagens no currículo.
Após uma temporada de estudos em Londres, na Inglaterra, se apresentou com o monólogo “Ivan e os Cachorros”, de Hattie Naylor. Depois, veio o segundo monólogo, “Cartas Libanesas”, texto de José Eduardo Vendramini, que foi indicado aos Prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil na categoria melhor autor, além de participar de inúmeros festivais, inclusive internacionais.
Em 2019, viveu o médico Faruq na novela Órfãos da Terra, obra que ganhou um Emmy Internacional em 2020 como Melhor Telenovela.
Oficinas . Vivências . Aulas Abertas
Atividades Gratuitas. Acesso com senhas que são distribuídas 30 minutos antes das ações. Vagas Limitadas!Mediação de Leitura de Dezembro, com o grupo de Artes Dyroá Bayá –
Crédito Rafael Avancini
Dia 27/11, quarta-feira
19:30 – 21:00 – Diálogos Acessíveis: Parentalidades Atípicas
Dia 30/11, sábado
10:00 – 11:00 – Pilates de Solo
10:00 – 12:00/ 13:30 – 16:00 – Mediar Brincar Letrinhas Pretas
14:00 – 16:00 – Boneca Negra de Pano para crianças
14:00 – 16:30 – Clube da Horta
15:00 – 16:00 – Tchoukball
Dia 01/12, domingo
10:00 – 12:00/ 13:30 – 16:00 – LE’E RÍ MA’SA – pessoas que leem
10:00 – 11:00 – Hatha Yoga
14:00 – 17:00 – Bandeira Botânica
14:00 – 16:00 – Boneca Negra de Pano para crianças
15:00 – 16:00 – Tchoukball