12/03/2025

Projeto ‘Maria Vai à Escola’ promove aula inaugural no Boa Vista

Primeira atividade ocorreu nesta quarta-feira (12/03) com conhecimento sobre a Lei Maria da Penha, igualdade de gênero e segurança pública; atividade segue nesta quinta-feira (13/03)

O projeto “Maria Vai à Escola” teve sua aula inaugural nesta quarta-feira (12/03) na Escola Municipal Professora Ignez de Castro Almeida Mayer, no bairro Cidade Boa Vista. Promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa segue nesta quinta-feira (13/03) e, ao final, terá envolvido aproximadamente 420 alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental.

Inspirado na Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, o projeto visa oferecer aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre a importância dos direitos humanos, igualdade de gênero, e, acima de tudo, o respeito mútuo. O projeto aborda ainda temas como a violência doméstica, a igualdade entre homens e mulheres e o papel fundamental do ensino na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A atividade também proporciona uma educação preventiva, permitindo que os alunos compreendam a importância da segurança pública e como suas ações podem impactar na construção de uma sociedade mais segura. A expectativa é que os jovens saiam do projeto mais conscientes sobre seu papel na luta pela igualdade e no respeito aos direitos de cada indivíduo.

Participaram do evento a primeira-dama Déborah Raffoul, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, a comandante da GCM, Tatiane Orita, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jaqueline Ferreira, a agente Gilceia Ferreira, a assessora Dayane Indiara, o diretor da unidade de ensino, Daniel Nepomuceno dos Santos, e a coordenadora do Núcleo de Projetos Pedagógicos da Educação, Sueli Stuchi.

A ação está alinhada com os objetivos das Secretarias de Educação e de Segurança Cidadã de Suzano, que buscam proporcionar uma formação que vai além do conteúdo acadêmico. Ao longo do ano, a iniciativa será expandida para outras unidades de ensino com o objetivo de alcançar cada vez mais jovens e impactar positivamente toda a comunidade escolar.

“O ‘Maria Vai à Escola’ permite que os estudantes compreendam a importância da igualdade de gênero e do respeito aos direitos humanos desde cedo. A educação tem um papel significativo na prevenção da violência e levar esse conhecimento para dentro das escolas contribui para formar cidadãos mais conscientes e uma sociedade mais justa”, afirmou Balbino.

Para a primeira-dama, falar sobre respeito, igualdade e combate à violência desde a infância é fundamental para transformar a sociedade. “Esse projeto não apenas informa, mas também incentiva atitudes que constroem uma comunidade mais segura, acolhedora e justa para todos. Espero que o ‘Maria Vai à Escola’ possa ser divulgado nas demais escolas para que mais alunos possam obter esse conhecimento”, destacou Déborah.


source

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui