Projeto do Governo de SP visa à construção de novas estações e à redução dos intervalos entre trens
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As extensões previstas das linhas 11-Coral e 12-Safira de trens trarão mudanças significativas para os moradores da região do Alto Tietê e da zona leste do Estado. Com a concessão dos ramais, que faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, haverá a construção de novas estações para atender à população da região e a expansão também vai reduzir o intervalo entre trens.
Serão beneficiados, diretamente, os moradores das cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e da zona leste de São Paulo como os distritos de Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Guaianases, Tatuapé e outros.
Com previsão de investimento de R$ 6,5 bilhões a linha 11-Coral será estendida em 4 km entre Estudantes e a nova estação de César de Sousa, um pedido antigo da população. Também haverá a extensão do serviço até a Barra Funda. No total, serão quatro novas estações no ramal: César de Sousa, Lajeado, Penha e Bom Retiro. O intervalo será de 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e de 6 minutos entre Suzano e César de Sousa. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas. Três estações serão reconstruídas (Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes) e todas as demais serão reformadas.
Na linha 12-Safira, a concessão prevê a extensão de Calmon Viana até Suzano, criando uma nova interligação com a Linha 11-Coral. No sentido de São Paulo, serão construídas as estações Cangaíba e Gabriela Mistral, que terão conexão com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do metrô. A estação Itaquaquecetuba será totalmente reconstruída e todas as outras reformadas. O investimento previsto para as melhorias nesse ramal é de R$ 3,8 bilhões. Com isso, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos.
Na linha 11-Coral, até 2040, a previsão é que a mesma transporte 673 mil passageiros, em média, por dia útil. Já na 12-Safira, a expectativa é de 403 mil passageiros, em média, por dia útil.
Lote Alto Tiete
A modernização e ampliação das linhas 11-Coral e 12-Safira faz parte do projeto que contempla a concessão patrocinada também da linha 13-Jade.
Contando as três linhas juntas, o projeto prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, que trará ganhos operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária. Serão construídas 10 novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano.
As linhas também passarão por melhorias na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. O novo contrato trará uma série de inovações e aprimoramentos regulatórios, incluindo um programa de investimentos iniciais e uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida da concessionária. Essa fase tem como objetivo garantir uma migração eficiente entre a gestão da CPTM e a nova concessionária, proporcionando mais segurança e continuidade na prestação do serviço.
O projeto também prevê estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos, reforçando a segurança operacional e a continuidade do serviço em condições adversas.