Close Menu
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
What's Hot

Presidente da Liga de Futsal receberá Medalha Antônio Marques Figueira amanhã (23)

Junho 25, 2026

Comissão aprova garantia de direitos e proteção a indígenas LGBTIA+ no Brasil

Junho 25, 2026

São Paulo inicia Operação Inverno com reforço de 500 policiais na Serra da Mantiqueira

Junho 25, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
Home»Alto Tietê»Prefeitura de Guararema celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Alto Tietê

Prefeitura de Guararema celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

adminBy adminAbril 4, 2025Sem comentários3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

Prefeitura de Guararema celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04), a Prefeitura de Guararema celebra a diversidade, o respeito e a inclusão. Em um vídeo publicado nas redes sociais oficiais do município a Administração Municipal apresenta ao público o olhar das pessoas autistas.

Os depoimentos foram colhidos na Escola Municipal de Educação Complementar (Emec) “Adibe Sayar Daher”, no bairro Itapema. A unidade conta com estrutura completa para atender aos estudantes da Rede Municipal com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental.

“Aqui na Emec são trabalhadas as potencialidades, e não as dificuldades. É muito bom ter uma escola que pensa nisso, que olha por nossas crianças”, diz a professora e gestora Michele Camargo, que se descobriu autista já adulta, após o diagnóstico do filho, Vitor, que hoje tem 7 anos.

“Ser autista às vezes eu posso considerar como uma bênção ou como alguma coisa que pode dificultar um pouco, tanto na interação social ou como interagir com as pessoas durante meu dia a dia. Porém também me beneficia a entender boa parte das coisas. Eu ainda possuo sentimentos, posso amar e ajudar alguém, posso estar do lado da pessoa para fazer ela se sentir bem. Eu sou um ser humano assim como todos”, afirma o adolescente Pedro H.M. dos Santos.

Já Vinicius Kaue do Nascimento resume como é, para ele, ser autista. “Quero que as pessoas entendam o lado dos autistas e que saibam que todos somos iguais perante a lei. Os autistas têm inteligência, sabedoria e sabem viver a vida como ela é”.

Além da Emec, onde os depoimentos foram gravados, um dos maiores símbolos de inclusão do em Guararema é a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (CIPTEA), que tem base na Lei Federal Romeo Mion (13.977/20). Emitida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Longevidade, a carteirinha garante avanços nos direitos de pessoas com TEA e políticas públicas de inclusão, como prioridade em atendimento em bancos, mercados, órgãos públicos em geral e estacionamentos, entre outros.

 

 

Visita à obra da Apae

A Prefeitura de Guararema está construindo uma nova sede para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no bairro Morro Branco. A unidade terá piscina, quadras, salão de eventos e estrutura completa para o atendimento das pessoas autistas no município.

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02/04) o prefeito de Guararema, o Zé, recebeu para uma visita na obra o autista Matheus Pereira Ramires acompanhado da mãe Adriana Ramires, e também Maura Batista Cruz, diretora social da Apae de Guararema, acompanhada da filha autista, Julia Fanucchi.

“Esta obra segue avançando e agradeço o apoio do deputado federal Marcio Alvino, do deputado estadual e presidente da Alesp André do Prado e do governador Tarcísio de Freitas. Aproveito a data de hoje para reafirmar meu compromisso com a inclusão e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), porque nossa missão é trabalhar por uma cidade melhor, mais inclusiva e respeitosa para todos”, disse o prefeito Zé.





Guararema intensifica ações de combate à dengue e orienta sobre prevenção





Atletas de Guararema são convocados para a Seleção Brasileira de Caiaque Polo





Guararema recebe a 15ª edição da Volta dos Farrapos



source

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Presidente da Liga de Futsal receberá Medalha Antônio Marques Figueira amanhã (23)

Junho 25, 2026

Prefeitura de Poá altera expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026

Junho 25, 2026

Conferência Municipal fortalece políticas públicas para crianças e adolescentes

Junho 24, 2026

Fundo Social de Mogi das Cruzes firma parceria com Instituto Amor em Mechas

Junho 24, 2026

Polo Univesp Mogi das Cruzes realiza aula inaugural para novos alunos de 2026

Junho 24, 2026

Saspe e IFSP formam 69 mulheres no curso ‘Gestora de Microempresa’

Junho 24, 2026
Leave A Reply Cancel Reply

Editors Picks

Presidente da Liga de Futsal receberá Medalha Antônio Marques Figueira amanhã (23)

Junho 25, 2026

Comissão aprova garantia de direitos e proteção a indígenas LGBTIA+ no Brasil

Junho 25, 2026

São Paulo inicia Operação Inverno com reforço de 500 policiais na Serra da Mantiqueira

Junho 25, 2026

Prefeitura de Poá altera expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026

Junho 25, 2026
Advertisement
© 2026-Carioca de Suzano - Todos os direitos reservados..
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

imunify-bot-check
Go to mobile version