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Home»São Paulo»SP pra Toda Obra: projetos vão ampliar programa com quase R$ 22 bi em investimentos na malha viária
São Paulo

SP pra Toda Obra: projetos vão ampliar programa com quase R$ 22 bi em investimentos na malha viária

adminBy adminAbril 15, 2025Sem comentários3 Mins Read
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Três futuros grandes projetos vão somar mais R$ 21,8 bilhões em melhorias para estradas de São Paulo: o Lote Paranapanema, a Rota Mogiana e o Circuito das Águas — que abrangem 1.203 quilômetros de rodovias em diferentes regiões do estado. Eles fazem parte da nova geração de concessões realizadas pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

Os investimentos vão ser incluídos no SP pra Toda Obra, maior programa de modernização e melhorias do sistema rodoviário da história do estado. O pacote reúne R$ 30 bilhões de investimento em rodovias públicas e concedidas, somando iniciativas do DER e das concessionárias, fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado (Artesp). São mais de 1.500 obras, com extensão de 22,3 mil km e 252 mil empregos criados. Ao todo, já são 544 obras concluídas, 208 em andamento e 829 melhorias a caminho.

LEIA TAMBÉM: SP pra Toda Obra: extensão de obras viárias já entregues em SP supera viagem do Oiapoque ao Chuí

Após a assinatura das novas concessões, os investimentos devem ultrapassar R$ 50 bilhões. O maior dos três novos lotes é o Circuito das Águas, que compreende 533 km de rodovias, atravessando 33 municípios. O projeto tem papel estratégico para a economia, o turismo e a mobilidade do interior paulista. Estão previstos R$ 10 bilhões em investimentos, com obras de duplicação, ampliação de capacidade, construção de acostamentos, faixas adicionais e passarelas.

Um dos diferenciais desses projetos é a implantação do sistema de pedágio eletrônico free flow, que substitui as antigas praças físicas por pórticos de leitura automática. O modelo permite ao usuário pagar apenas pela distância percorrida, de forma proporcional e automatizada, trazendo mais justiça tarifária e social, fluidez no tráfego e redução no número de acidentes.

No Lote Paranapanema, o projeto contempla 285 km de rodovias e prevê investimentos estimados em R$ 5,8 bilhões. As obras incluem duplicações, construção de dispositivos de acesso, passarelas e melhorias viárias que visam ampliar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança aos motoristas. A iniciativa beneficiará diretamente 13 municípios da região.

Já a Rota Mogiana abrangerá 385 quilômetros e impactará positivamente 19 municípios. O investimento previsto é de R$ 6 bilhões, com foco em duplicações, implantação de faixas adicionais, acostamentos e passarelas, além de outras intervenções de infraestrutura voltadas à mobilidade e ao desenvolvimento regional.

SP pra Toda Obra

Com o novo programa São Paulo pra Toda Obra, o Estado leva benefícios reais aos moradores de todas as regiões, promovendo a modernização de rodovias estaduais — públicas e concedidas —, além de estradas vicinais. Este é o maior programa de infraestrutura viária da história do Estado, com um investimento que soma R$ 30 bilhões em obras entregues, em andamento e com ordens de serviço já assinadas para o início dos trabalhos, em rodovias públicas e concedidas.

A iniciativa, que deve ser ampliada, já contempla 22,3 mil quilômetros — o equivalente a uma viagem de São Paulo até o Japão. As intervenções abrangem grandes rodovias, estradas estaduais, concedidas e vicinais. Pela primeira vez, mais de 1,5 mil obras públicas e privadas se complementam, impulsionando o desenvolvimento do estado.

O impacto no mercado de trabalho também é expressivo: cerca de 250 mil empregos — um número superior à população de cidades médias do interior, como Araçatuba, que tem cerca de 200 mil habitantes. Além disso, o programa beneficia 8 em cada 10 municípios paulistas e alcança mais de 540 cidades.

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Com informações do Governo de São Paulo

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