Close Menu
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
What's Hot

Governo de SP celebra um ano de Caminho da Capacitação com mais de 15 mil alunos formados em cursos profissionalizantes

Junho 15, 2026

Comissão da Câmara avalia sistema metroferroviário brasileiro

Junho 15, 2026

Em seminário, ministro anuncia que governo apresentará proposta para atualizar limites do MEI

Junho 15, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
Home»Alto Tietê»Paraíba sedia Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde
Alto Tietê

Paraíba sedia Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

adminBy adminJulho 6, 2025Sem comentários4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba participam, até esta sexta-feira (4), da Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), promovida pelo Ministério da Saúde. O evento acontece no Centro de Convenções de João Pessoa e reúne profissionais de saúde das três esferas de gestão para discutir e planejar estratégias que fortaleçam a vigilância em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação inclui palestras com especialistas, oficinas em grupo e espaços dedicados à troca de experiências entre os participantes, promovendo a construção colaborativa de soluções para os desafios regionais na área. O objetivo central é consolidar a implementação da PNVS e aprimorar o monitoramento da saúde da população, de forma integrada e efetiva em áreas como vigilância epidemiológica (doenças e agravos), sanitária (controle de produtos e serviços), ambiental (monitoramento de fatores ambientais que afetam a saúde, como a qualidade da água e do ar, por exemplo) e saúde do trabalhador.

A secretária Executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. “Esse espaço de diálogo e planejamento conjunto é essencial para que a vigilância em saúde atue de forma eficaz e preventiva, garantindo melhores respostas do SUS às necessidades da população”, frisou.

Além dos gestores da SES, o evento conta com a participação de representantes das Secretarias de Saúde de Pernambuco e Rio Grande do Norte, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).

De acordo com o diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Guilherme Loureiro Werneck, a realização da oficina de forma integrada com outros estados é estratégica para avançar na consolidação da PNVS nos territórios. “A participação ativa dos gestores e técnicos regionais é fundamental para que possamos adaptar as diretrizes nacionais às realidades locais, fortalecendo a vigilância em saúde de forma integrada e efetiva. Nosso objetivo é promover uma atuação mais coordenada, sensível às necessidades da população e capaz de responder com agilidade aos desafios sanitários que enfrentamos”, enfatizou.

Durante a agenda, são discutidos os principais desafios enfrentados pelos estados e municípios na implementação da política, assim como estratégias para fortalecer a capacidade de resposta a eventos de saúde pública. Também estão previstas apresentações de experiências exitosas e construção de propostas para consolidar o planejamento regional das ações de vigilância.

Na Paraíba, a Vigilância em Saúde é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios, atuando de forma integrada no SUS. O foco é monitorar a saúde da população e prevenir riscos, com ações organizadas nas quatro áreas principais da vigilância (epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador). Todas as atividades são baseadas em dados do Ministério da Saúde e contam com o apoio técnico da SES, que oferece capacitação, supervisão e monitoramento aos municípios, para garantir respostas eficazes às demandas de saúde pública.

Para esta sexta-feira, a programação inclui palestras e a apresentação em plenária dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos, promovendo debates temáticos e alinhamento de metas e indicadores, com vistas à efetivação da PNVS.

A expectativa é de que, ao final do encontro, os participantes estejam mais preparados para conduzirem a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde em suas regiões, com uma atuação mais coordenada e sensível às especificidades locais.

Sobre a PNVS – Instituída pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Vigilância em Saúde tem como finalidade orientar e fortalecer as ações de vigilância em saúde em todo o território nacional. A PNVS propõe uma abordagem integrada, que articula vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador, além de promover a articulação entre as esferas federal, estadual e municipal.


source

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Semae fará manutenção de válvulas na rede que abastece Conjunto Cláudia, Vila Horizonte e Vila Pauliceia, na quarta (17)

Junho 15, 2026

Coronel critica a legislação sobre o crime organizado e o terrorismo

Junho 15, 2026

Programação do Mogi Abraça o Centro deste sábado (13/06) é suspensa devido à previsão de chuva

Junho 15, 2026

Câmara de Suzano votará amanhã (2) projeto de lei que dispõe sobre distribuição de medidor de glicose para crianças portadoras de diabetes tipo 1

Junho 15, 2026

32ª Sessão Ordinária – 08/06/2026

Junho 14, 2026

Prefeitura de Mogi das Cruzes lança campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” com ações nos bairros

Junho 14, 2026
Leave A Reply Cancel Reply

Editors Picks

Governo de SP celebra um ano de Caminho da Capacitação com mais de 15 mil alunos formados em cursos profissionalizantes

Junho 15, 2026

Comissão da Câmara avalia sistema metroferroviário brasileiro

Junho 15, 2026

Em seminário, ministro anuncia que governo apresentará proposta para atualizar limites do MEI

Junho 15, 2026

Governo repassa R$ 337 milhões para combate a incêndios e desmatamento

Junho 15, 2026
Advertisement
© 2026-Carioca de Suzano - Todos os direitos reservados..
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Go to mobile version