Close Menu
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
What's Hot

Governo de SP celebra um ano de Caminho da Capacitação com mais de 15 mil alunos formados em cursos profissionalizantes

Junho 15, 2026

Comissão da Câmara avalia sistema metroferroviário brasileiro

Junho 15, 2026

Em seminário, ministro anuncia que governo apresentará proposta para atualizar limites do MEI

Junho 15, 2026
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo
Facebook X (Twitter) Instagram
Carioca de Suzano NotíciasCarioca de Suzano Notícias
Home»Alto Tietê»Governadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil debatem propostas para o meio ambiente na 13ª edição do Cosud, em Curitiba
Alto Tietê

Governadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil debatem propostas para o meio ambiente na 13ª edição do Cosud, em Curitiba

adminBy adminAgosto 26, 2025Sem comentários2 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Telegram Email

Relacionadas



O governador de Minas Gerais Romeu Zema participou, nesta terça-feira (19/8), em Curitiba (PR), do 13° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que debateu, principalmente, medidas em relação ao meio ambiente no Brasil.

A 13ª edição da reunião dos governadores dos estados do Sul e do Sudeste do país está sendo realizada dentro da Conferência da Mata Atlântica, que visa a articulação nacional e internacional sobre os grandes desafios das mudanças climáticas, que ocorre até esta quinta-feira (21/8), na capital paranaense.

Durante o Cosud, os governadores assinaram a carta de Curitiba, que elenca as principais demandas e propostas do grupo, sobretudo em relação ao meio ambiente e a Mata Atlântica. O documento será encaminhado à presidência da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), em novembro, em Belém (PA).

O chefe do Executivo mineiro reforçou o compromisso do Governo do Estado em realizar a transição energética de maneira sustentável.

 

 
 
   
   


“O café, da mesma forma, nós já temos conseguido atestar que mais de 99% da produção é feita com responsabilidade ambiental. Então essa visão de que sustentabilidade é o caminho do futuro está muito incorporada em Minas”, concluiu Zema.

Tratado da Mata Atlântica

O acordo, firmado pelos sete governadores durante a nona edição do Cosud, em outubro de 2023, visa a união de esforços para a preservação, conservação e a utilização racional dos recursos naturais da Mata Atlântica.

A proposta coletiva prevê o plantio de 100 milhões de mudas e a restauração de 90 mil hectares do bioma até o final de 2026. Minas Gerais ultrapassou mais de 70% da meta de plantio firmada no Tratado da Mata Atlântica. Já são mais de 5 milhões de mudas nativas plantadas em todo o estado, o que permitiu que Minas alcançasse, em julho de 2025, 73% do total previsto, que tem como meta 7 milhões de mudas replantadas até dezembro de 2026.

Novo presidente

A 13ª edição do Cosud também marcou a posse do novo presidente do consórcio, que ficará  a cargo do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Ele foi escolhido no último encontro e ficará à frente da instituição pelos próximos meses.

source

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
admin
  • Website

Related Posts

Semae fará manutenção de válvulas na rede que abastece Conjunto Cláudia, Vila Horizonte e Vila Pauliceia, na quarta (17)

Junho 15, 2026

Coronel critica a legislação sobre o crime organizado e o terrorismo

Junho 15, 2026

Programação do Mogi Abraça o Centro deste sábado (13/06) é suspensa devido à previsão de chuva

Junho 15, 2026

Câmara de Suzano votará amanhã (2) projeto de lei que dispõe sobre distribuição de medidor de glicose para crianças portadoras de diabetes tipo 1

Junho 15, 2026

32ª Sessão Ordinária – 08/06/2026

Junho 14, 2026

Prefeitura de Mogi das Cruzes lança campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” com ações nos bairros

Junho 14, 2026
Leave A Reply Cancel Reply

Editors Picks

Governo de SP celebra um ano de Caminho da Capacitação com mais de 15 mil alunos formados em cursos profissionalizantes

Junho 15, 2026

Comissão da Câmara avalia sistema metroferroviário brasileiro

Junho 15, 2026

Em seminário, ministro anuncia que governo apresentará proposta para atualizar limites do MEI

Junho 15, 2026

Governo repassa R$ 337 milhões para combate a incêndios e desmatamento

Junho 15, 2026
Advertisement
© 2026-Carioca de Suzano - Todos os direitos reservados..
  • Alto Tietê
  • Brasil
  • Mundo
  • São Paulo

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Go to mobile version