O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos virou palco da criatividade e inspiração. Na tarde chuvosa desta sexta-feira (29), alunos coloriram o dia com dois cursos gratuitos: Pintura em Camiseta com Tinta de Tecido e Pintura de Pano de Prato em Giz de Cera.
No comando da primeira oficina, Vera Lúcia Garcia, 75 anos, conta que se sente emocionada ao poder transmitir o conhecimento. “É um encantamento, uma felicidade enorme poder passar o que eu sei, com muita pureza d’alma. Não sei fazer outra coisa a não ser me doar, mesmo além da pintura.”
“A pintura é como aprender a escrever: cada dia você aprende um pouco, até firmar a caligrafia. Para mim, a pintura é exatamente isso, uma caligrafia que a gente imprime em um objeto, no tecido, no papel ou em qualquer suporte”, completa.
Maria Noêmia, 54, secretária médica, conta que a oficina é uma forma de respiro, mas também de olho no futuro. “É um jeito de fugir um pouco da rotina e fazer algo diferente. Descobri os cursos e decidi aproveitar. Quem sabe eu posso até produzir algo em casa ou vender também. Pode ser uma oportunidade”
PINTURA DE PANO DE PRATO
No outro ambiente do FSS, a imaginação também rolava solta com a Pintura de Pano de Prato em Giz de Cera. A professora Selma Costa Pestana, 77 anos, conta que dar aula é um presente. “É uma gratidão. É tão bom ensinar outras pessoas. Eu gosto de passar o que sei. Para mim, é muito gratificante”.
Mirilda Santana, 62, atualmente se dedica ao artesanato, trabalhando com costura criativa personalizada relata que é uma oportunidade ótima. “É um curso com o intuito de aprender uma nova técnica que eu possa explorar”, ressaltou a aposentada.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: Marcelo Martins



